Dois Lados: Deputados debatem se instalação da CPI do MST deve ser aceita pela Câmara

Na quarta-feira (15), a CPI alcançou o número mínimo de assinaturas para ser instalada, em uma ação coordenada pela bancada ruralista

Basília Rodrigues, da CNN
Compartilhar matéria

No quadro CNN Dois Lados desta quinta-feira (16), os deputados federais Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) e João Daniel (PT-SE) debateram se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve aceitar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Movimento Rural Sem Terra (MST).

Na quarta-feira (15), a CPI do MST alcançou o número mínimo de assinaturas para ser instalada, em uma ação coordenada pela bancada ruralista.

A comissão pretende investigar a onda de invasões de terras pelo MST, Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), grupos de indígenas, entre outros.

O deputado Zucco afirma que essa CPI tem o apoio total do Congresso.

"Vimos protocolar com 171 votos, a frente parlamentar da agropecuária está apoiando muito essa CPI, que tem um fato concreto que é uma escalada enorme e preocupante das invasões de movimentos de luta pela terra", afirmou.

Já o deputado João Daniel tem uma opinião diferente e acredita não haver motivos concretos para a instalação da CPI.

"Não ha motivo concreto sobre história de CPI, ha por trás disso uma vontade de setores conservadores que perderam eleição de tentar evitar o grande debate do Brasil que é retomar projeto de desenvolvimento nacional, reforma agraria e políticas para o campo brasileiro", declarou o deputado.

A CNN apurou que o requerimento de abertura já foi protocolado no sistema da Câmara.

Os defensores do pedido decidiram não esperar por nenhuma nova assinatura além do mínimo exigido.

Veja mais no vídeo acima

Publicado por Isabela Filardi