Embaixadores que estiveram na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), disseram que o comparecimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) à cerimônia foi “um gesto de estadista” e afirmaram ter saído do evento com “um sentimento de alívio”, segundo relatos de diplomatas à CNN.
A percepção surgiu a partir do fato de, segundo esses diplomatas, terem assistido o que classificaram como “apoio expressivo” de autoridades do Brasil ao Judiciário.
Para embaixadores ouvidos pela CNN, as imagens em que Bolsonaro e Moraes aparecem rindo após falarem ao pé do ouvido passaram “uma impressão menos amarga do presidente”. A presença do presidente na posse foi bem-vista, apesar de, por diversos momentos, segundo esses diplomatas, ele demonstrar “tédio ou incômodo”.
Entre os chefes de representações europeias, chamou a atenção, por exemplo, a intensidade dos aplausos ao discurso de Moraes. Diplomatas disseram até ter se surpreendido com o que chamaram de mais um “gesto contundente” de respaldo ao sistema judicial brasileiro.
A avaliação entre os estrangeiros, no entanto, é de que houve também um certo exagero na “pompa e ostentação” na cerimônia. Diplomatas veem com estranheza o fato de um juiz se tornar “famoso” no Brasil.
Representantes de embaixadas de ao menos 40 países estiveram na cerimônia no TSE. A presença de tantos diplomatas foi classificada por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como emblemática. A avaliação de magistrados à CNN é a de que, mais do que o apoio das instituições do Brasil, a comunidade internacional demonstrou estar atenta ao processo eleitoral brasileiro.
Essa percepção tem correspondência com a avaliação que é feita pelos corpos diplomáticos. Embaixadas europeias, por exemplo, estão fazendo questão de acompanhar e monitorar de perto as eleições ao Palácio do Planalto —nesta semana, algumas delas começaram, inclusive, a produzir relatórios sobre o passo a passo da disputa.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
As fotos da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
1 de 18
Bolsonaro não aplaude fala de Moraes em defesa das urnas eletrônicas durante discurso de posse no TSE
• CNN/Reprodução
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) cochicha com Alexandre de Moraes (dir.)
• CNN/Reprodução
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) ri junto a Alexandre de Moraes (dir.)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa com Michel Temer (MDB) durante posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE
• Reprodução CNN
O ministro da Economia, Paulo Guedes, abraça o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
• CNN/Reprodução
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comprimenta a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sentou de frente para os ex-presidentes da República Lula, Dilma (PT), Sarney e Temer (MDB), que estavam na primeira fila
• CNN/Reprodução
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
• Antonio Augusto/Secom/TSE
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
• Reprodução CNN
Anúncio aqui
Plenário do TSE recebeu autoridades para posse de Moraes
• Reprodução CNN
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e Ricardo Lewandowski
• Arte CNN
Da esquerda à direita: Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
• CNN/Reprodução
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), Ricardo Lewandowski
• TV Justiça
Edson Fachin (esq.) em discurso ao lado de Alexandre de Moraes (dir.)
• TV Justiça
Anúncio aqui
Edson Fachin abraça Alexandre de Moraes em passagem da presidência do TSE
• TV Justiça
Alexandre de Moraes (esq.) ao lado do vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski
• TV Justiça
Augusto Aras, procurador-geral da União, discursa em posse de Alexandre de Moraes
• TV Justiça