Doze estados enviam policiais militares para integrar Força Nacional no DF

Segundo levantamento feito pela CNN, outros quatro estados colocaram tropas à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Carolina Figueiredo, Thais Magalhães e Gabriele Koga, da CNN, em São Paulo
Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilizar acampamento  • Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Ao menos doze estados anunciaram o envio de policiais militares para integrar a Força Nacional no Distrito Federal após o ataque criminoso às sedes dos Três Poderes, que ocorreu no domingo (8) por parte de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro.

São eles: Piauí, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Amapá, Goiás.

Segundo levantamento feito pela CNN, outros estados colocaram tropas à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública. São pelos menos quatro estados, incluindo Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Nesta terça-feira (10), foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinada pelo ministro Flavio Dino, autorizando parte desses policiais, que se encontram no Distrito Federal, o início da atuação no reforço da segurança na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios.

A previsão é de que governos estaduais também cedam parte do efetivo à Força Nacional a partir desta terça-feira.

Consórcio do Nordeste

Até o momento os estados que compõem a região Nordeste se prontificaram e enviaram 336 policiais.

Seguem os números:

  • 76 policiais do Maranhão
  • 70 policiais do Ceará
  • 70 policiais da Bahia
  • 50 policiais do Alagoas
  • 40 policiais do Piauí
  • 30 policiais do Rio Grande do Norte