Filiação de Bolsonaro ao PL contará com dirigentes de todo o país

Deputados e senadores próximos ao presidente também devem comparecer

Fernanda Pinotti, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

O Partido Liberal (PL) convidou todos os 27 dirigentes estaduais para a filiação do presidente Jair Bolsonaro, que deve acontecer nesta terça-feira (30). As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

Deputados e senadores próximos ao presidente também devem comparecer. Magno Malta, que é do partido e evangélico, também estará presente e quer realizar uma "bênção" durante o evento.

A ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e o ex-governador José Roberto Arruda, ambos filiados ao PL, também devem comparecer.

De acordo com a âncora da CNN Daniela Lima, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), não deve comparecer. Ele tem feito oposição à entrada de Bolsonaro no partido, destoando da maior parte da legenda, e provavelmente deixará a sigla. Em entrevista à CNN no início de novembro, ele já havia declarado sua insatisfação.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, estaria preparando uma "saída amigável" para Marcelo Ramos. Em carta, ele diria que o parlamentar teria justa causa para deixar o partido e que o PL não iria atrás de seu mandato na Justiça. A preocupação maior seria com a própria Justiça Eleitoral.

A analista de política da CNN Renata Agostini adiantou qual será o slogan do evento: "o PL recebe o nosso presidente de braços abertos", como é possível ver na foto do outdoor que será instalado para a filiação. A cerimônia deve contar com cerca de 300 pessoas, quase exclusivamente políticos.

Outdoor para evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL
Outdoor para evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL

Há a expectativa de que estejam lá os ministros que devem seguir Bolsonaro na ida ao partido, como o do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Ciro Nogueira, presidente do PP e atual ministro da Casa Civil, estará presente e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também é esperado.