Ideal seria ter PEC da Transição apresentada até terça, diz relator do Orçamento

Em entrevista à CNN, senador Marcelo Castro disse que precisa de tempo hábil para fazer relatório do projeto antes do começo do próximo ano

Juliana Elias, do CNN Brasil Business, Elis Franco, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator geral do Orçamento de 2023, disse em entrevista à CNN neste domingo (27) que a versão final da PEC da Transição deveria ser apresentada até esta terça-feira para que tenha tempo hábil de ser votada no Congresso e permitir a reelaboração do orçamento antes do início do ano.

A PEC apresentada pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pleiteia uma verba extra e fora do teto de gastos de quase R$ 200 bilhões para pagar o Bolsa Família e outros programas sociais a partir do ano que vem.

"Essa versão foi apresentada pela equipe de transição (...), mas várias outras ideias foram apresentadas e estão sendo discutidas, e não se sabe ainda qual texto que será apresentado", disse Castro.

"No meu entendimento, ela devia ser apresentada no máximo até terça-feira (29), para que a gente possa aprovar a PEC no Senado ainda neste mês (...) e para que a Câmara aprove no máximo até 10 de dezembro, para que eu tenho um prazo para fazer o relatório do orçamento geral. Eu preciso saber o que a PEC vai disponibilizar, e quanto, vai ser o valor que excepcionalizar [ao teto de gastos] para poder construir o relatório."

Castro também afirmou que, como está hoje, o Orçamento de 2023 é "absolutamente inexequível" e precisa da injeção de alguma verba extra para que projetos previstos não parem por falta de dinheiro.

Veja a entrevista completa no vídeo acima