Itamaraty busca informações se novos pedidos de repatriação da Faixa de Gaza serão possíveis

Lista com os novos nomes ainda não foi entregue ao Itamaraty

Gabriela Prado, da CNN, em Brasília
Compartilhar matéria

Um dia após a chegada dos 32 brasileiros e palestinos ao Brasil, o Itamaraty já começa a planejar a tentativa de repatriação de um segundo grupo, de cerca de 40 pessoas. Estão neste grupo brasileiros e alguns de seus parentes palestinos. Os primeiros contatos com autoridades dos locais de conflito vão buscar informações se será possível aceitar novos pedidos de repatriação.

A equipe diplomática também começou a planejar os próximos passos para "orientar bem" as embaixadas envolvidas nas negociações. Segundo fontes do governo, primeiro é preciso saber se haverá aceite de novos pedidos; em seguida, começa a confirmação da lista e então, o documento pode seguir para as autoridades.

A lista com os novos nomes ainda não foi entregue ao Itamaraty.

Integrantes do Itamaraty relataram à analista da CNN Jussara Soares que, uma nova repatriação de brasileiros e familiares na Faixa de Gaza não será fácil, nem rápida. Fontes diplomáticas ainda dizem que, dos 7 mil estrangeiros em Gaza, apenas metade deixou a área de conflito nas últimas duas semanas.

Ao recepcionar, em Brasília, o primeiro grupo da Faixa de Gaza na segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu a buscar autorização para retirar o segundo grupo do local.

VÍDEO -- Lula: “Israel joga bombas onde tem crianças e mata inocentes sem nenhum critério”