Lula condecora militares medalhistas olímpicos em evento do Dia do Soldado
Foram homenageados Beatriz Souza, Guilherme Schimidt e Natália Pereira, que participam do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou com honraria nesta quinta-feira (22) os medalhistas olímpicos brasileiros que fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército. A homenagem se deu em evento comemorativo do Dia do Soldado, em Brasília.
Foram homenageados os medalhistas da Olimpíada de Paris 2024:
- A judoca Beatriz Souza, que venceu medalha de ouro
- O judoca Guilherme Schimidt, que venceu medalha de bronze
- A jogadora de vôlei Natália Pereira, que venceu medalha de bronze
No X (antigo Twitter), o presidente publicou sobre a homenagem e disse ter “orgulho dos atletas que lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil”.
Beatriz Souza contou que Lula a parabenizou e disse ter ficado muito feliz pela conquista dela. “Hoje está sendo um dia muito glorioso, está sendo incrível. […] É uma honra ser militar, é mais do que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar somente no esporte”, disse a jornalistas.
Natália Pereira afirmou sentir muito orgulho de representar o Brasil e o Exército. “É motivo de muito orgulho representar o exército brasileiro em um momento como esse, trazer essa medalha e estar perto deles, que são um exemplo muito grande para a gente”, contou.
Já Guilherme Schimidt ressaltou a importância da participação no PAAR para sua carreira. “Eu entrei no Programa de Alto Rendimento em 2019 e, desde então, tive grande evolução. Entrei uma pessoa e saí outra. O programa contribui muito para o desenvolvimento do esporte nacional”, disse.
O programa foi criado em 2008, durante o segundo governo de Lula. É uma parceria dos ministérios da Defesa e do Esporte. O projeto acolhe atletas às Forças Armadas em caráter temporário, por até oito anos.
O objetivo é promover a participação de militares atletas em competições nacionais e internacionais, oferecendo melhores condições para dedicação aos treinos, sem que os atletas precisem se ocupar de outra fonte de renda.
Beatriz Souza é parte do PAAR desde 2018; Natália Pereira entrou em 2024.