Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula sinaliza a Lacalle obras e acordo do Mercosul com chineses e UE para barrar acordo Uruguai-China

    Tom da conversa foi no sentido de deixar claro que o Uruguai poderia ter mais benefícios com o Mercosul do que se fechasse um acordo bilateral com os chineses

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Uruguai para reuniões bilaterais
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Uruguai para reuniões bilaterais Ricardo Stuckert/PR

    Caio Junqueira

    Ouvir notícia

    Diplomatas brasileiros diretamente envolvidos nas negociações do Brasil com o Mercosul disseram à CNN que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, um pacote de obras e a promessa de finalizar o acordo do bloco com a União Europeia na tentativa de barrar o acordo do país vizinho com a China.

    No encontro fechado entre ambos, segundo diplomatas ouvidos pela CNN, Lula prometeu a conclusão de três obras envolvendo o país vizinho:

    1. Nova ponte sobre rio Jaguarão;
    2. Dragagem na hidrovia Brasil-Uruguai;
    3. Aeroporto em Riviera.

    A ideia é que já nesta semana sejam acionados os órgão brasileiros como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Águas (ANA) para desenvolvê-las.

    Além disso, Lula também teria assegurado acelerar a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia.

    O tom da conversa foi no sentido de deixar claro que o Uruguai poderia ter mais benefícios com o Mercosul do que se fechasse um acordo bilateral com os chineses.

    Sobre o acordo com a União Europeia, o assunto já deverá ser tratado nos encontros que Lula terá com autoridades europeias, como o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, na próxima semana em Brasília, e com o presidente da França, Emmanuel Macron, que está prestes a confirmar visita ao Brasil.

    Há previsão também de que o assunto avance na Cúpula Celac-União Europeia em julho, em Bruxelas, na Bélgica.

    Lula também teria mencionado a possibilidade de os chineses iniciarem a negociação de um acordo com o Mercosul após concluir acordo com os europeus.

    Mais Recentes da CNN