Lula vai à Segunda Turma do STF para travar ação do tríplex

Ela quer que o a ação na qual Lula já foi condenado em três instâncias seja paralisado até que a Corte decida sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro

Daniela Lima, da CNN
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva  • Foto: Charles Platiau/Reuters
Compartilhar matéria

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um recurso à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a tramitação do processo sobre o tríplex do Guarujá.

Ela quer que o a ação na qual Lula já foi condenado em três instâncias seja paralisado até que a Corte decida sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e do ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná Deltan Dallagnol na condução do caso.

Leia mais:
Lava Jato denuncia ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro

O mesmo pedido foi feito ao STJ, e negado pelo ministro Felix Fischer. A defesa então foi a Fachin, no STF, que também negou o pedido.

A questão é que a segunda turma tem imposto uma série de derrotas à área lavajatista do Supremo e concedeu duas vitórias processuais importantes a Lula nos últimos meses: barrando o uso de trechos da delação de Palocci e ampliando o acesso da defesa ao acorde de leniência da Odebrecht, usado em processos contra o petista.