Não há desenvolvimento econômico no agronegócio sem inovação, diz prefeita de Uberaba
Cidade aposta em centro conectado a oitocentas startups para criar soluções no campo
A prefeita reeleita de Uberaba (MG), Elisa Araújo (PSD), disse, nesta quinta-feira (12), em entrevista à CNN, que não há desenvolvimento econômico no agronegócio sem inovação.
“Uberaba tem a grande vocação do desenvolvimento econômico no agronegócio”, explica.
Segundo a prefeita, 84% do território da cidade é de agronegócio, sendo a primeira da região Sudeste em produção. “A gente se destaca também pela produção de cana-de-açúcar, somos o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil”, destaca Elisa Araújo.
“Quando se fala de agronegócio, nós temos que falar também de inovação. Inovação porque ela está permeando todos os setores. E não dá para fazer desenvolvimento econômico, dentro do agronegócio, sem a inovação”, afirma.
O município mineiro tem um centro de inovação com uma gestão tripartite.
“É a prefeitura, junto com uma multinacional original de Uberaba e a AgTech Garage, que é um hub de inovação conectado a oitocentas startups, que foi adquirido recentemente pela PwC, formando aí o nosso Moon Hub, um hub de agronegócio que gera soluções pra todo o mundo do agronegócio”, enaltece Elisa.
A prefeita reeleita destaca que quem não estiver estruturado para enfrentar o desafio da sustentabilidade, não está preparado para hoje nem para o futuro. “Quando a gente fala de sustentabilidade, Uberaba hoje cedia o maior polo de fertilizantes fosfatado da América Latina. E acabamos de atrair o maior investimento da história que é a Atlas Agro, que vai produzir fertilizantes verde, com a pegada de zero carbono, proporcionando inclusive pra esses produtores do meio rural, do agronegócio, que possam ganhar crédito de carbono adquirindo esse fertilizante verde”, conclui.
A prefeita será diplomada na próxima terça-feira (17). No segundo turno, ela foi reeleita com 55,6% dos votos válidos (86.492 votos) contra Tony Carlos (MDB).