
Não tem nenhuma possibilidade do Solidariedade apoiar Bolsonaro, diz Paulinho da Força à CNN
Presidente do partido ressalta que tendência é de apoio a Lula, mas diz que não vai enquadrar os diretórios e quer discutir o apoio “agora em outras condições” com o PT
Após ser vaiado em evento do Partido dos Trabalhadores na última quinta-feira, Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, negou que a sigla possa apoiar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. “Não existe nenhuma possibilidade de o partido embarcar na candidatura do Bolsonaro”, disse à CNN neste sábado (16).
Ele ressaltou que a maior chance é de um apoio do partido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que vai “discutir” o assunto em reunião no início da próxima semana com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
“Avisei a Gleisi que não íamos decidir o apoio no dia 3. Não significaria um rompimento do apoio ao Lula, mas gostaríamos de discutir agora em outras condições. O que pensa o PT de uma aliança mais ampla, além de parte da esquerda que o PT juntou até agora.”
Paulinho declarou ainda que não quer ver seu partido como um “patinho feio” na aliança em torno do ex-presidente Lula. E nega arrependimento por ter votado pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o que seria um dos motivos das vaias no evento petista. “O Solidariedade não quer ser o patinho feio da aliança. Eu, por exemplo, não me arrependo de ter votado no impeachment da Dilma. Então, se for para discutir o impeachment da Dilma, nós não vamos concordar. O PT chama para a festa para ser hostilizado? Ninguém quer ser convidado para a festa para ser hostilizado.”
Sobre um apoio amplo dentro do partido à aliança com o PT, Paulinho disse que vai trabalhar pela candidatura do petista, mas não vai “enquadrar” os diretórios que se mostrarem contrários à candidatura do ex-presidente. “Não dá para você enquadrar um diretório no Brasil inteiro, né? Tem estado que não tem como.”
Na tarde deste sábado, a presidente do PT foi às redes sociais elogiar Paulinho. “O Solidariedade e o companheiro Paulinho da Força são muito importantes na nossa frente pela democracia e pela reconstrução do Brasil”, postou no Twitter.
Conversa com Ciro Nogueira
O presidente do Solidariedade ainda confirmou que trocou mensagens com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, conforme revelado pelo site “O Antagonista”.
Paulinho diz, porém, que a conversa sobre integrar a base governista não passou de uma brincadeira com Ciro, de quem diz ser amigo há muitos anos. “Aconteceu, aconteceu. Ciro é meu amigo independente de partido. É amigo antigo. Nós temos relação desde quando ele era deputado e eu nem deputado era ainda. Assim que saiu a notícia de que tinha sido vaiado, ele me mandou uma mensagem brincando. Dentro da nossa relação, e eu também mandei uma mensagem para ele bem na brincadeira, até falando palavrão. Enfim. Eu passei essa mensagem dele para um amigo meu e o cara vazou a mensagem. É muito da amizade que a gente tem. Ele sabe, desde o início, que não tem jeito não tem nenhuma possibilidade de eu apoiar o Bolsonaro, entendeu?”
Veja quem são os pré-candidatos à Presidência da República em 2022
- 1 de 12
Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil e pré-candidato à reeleição
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato à Presidência pelo PDT
Crédito: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e é a pré-candidata do MDB à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 5 de 12
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e pré-candidato do partido à Presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão da sigla com o DEM
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 6 de 12
Felipe d'Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: Reprodução Facebook - 7 de 12
André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Paulo Sergio/Agência Câmara - 8 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras - 9 de 12
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação - 10 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 - 11 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência nas eleições 2022
Crédito: Divulgação - 12 de 12
Pablo Marçal, pré-candidato à Presidência pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março de 2022
Crédito: Reprodução/Facebook