
Pesquisas mostram estabilidade no cenário eleitoral, diz professor
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (31), André Régis analisou os dados da última pesquisa Genial/Quaest para presidente
O professor de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) André Régis, analisou os resultados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta quarta-feira (31).
O levantamento traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 43% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Felipe D'Avila (Novo) tem 1%.
"As últimas pesquisas demonstram estabilidade e favoritismo entre Lula e Bolsonaro, além de campo muito reduzido para a terceira via", afirmou Régis.
Na avalição do professor, as sabatinas e programas eleitorais "não têm sido suficientes para alternância de colocações entre os dois primeiros candidatos."
"Tudo indica que as eleições serão em dois turnos", afirmou o especialista. "Com os ganhos de Ciro Gomes e Simone Tebet, podemos assegurar que serão decididas no segundo turno. Não tenho dúvidas quanto a isso."
De acordo com Régis, a distribuição geográfica do eleitorado é fator importante para se compreender os resultados das pesquisas eleitorais.
"Devemos levar em consideração que a vantagem [de Lula sobre Bolsonaro] ocorre por conta da região Nordeste. Há empate técnico na região Norte, no Centro-Oeste, Sudeste e Sul", explicou.
O especialista ainda destacou a tendência dos eleitores se informarem sobre política através das redes sociais. "As pessoas estão sendo muito refratárias a obtenção de informações fora de suas bolhas. Segundo ele, "isso dificulta a vida de quem quer furar a bolha dos dois primeiros colocados."
Confira a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.