Pimenta pode coordenar de Brasília secretaria extraordinária para reconstrução do RS

Portaria publicada no Diário Oficial prevê que ministro extraordinário fique lotado na capital federal

Patrícia Nadir, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, poderá comandar de Brasília as ações federais para as cidades atingidas pelas enchentes.

Uma portaria publicada no Diário Oficial na sexta-feira (24) mostra que a lotação do ministro será em Brasília, assim como a do coordenador-geral e do coordenador da nova pasta. Os demais funcionários deverão trabalhar em Porto Alegre.

O documento traz a estrutura do ministério extraordinário. Determina que a pasta será a área de competência ao enfrentamento da calamidade pública e o apoio à reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul por meio:

  • da coordenação das ações a serem executadas pela administração pública federal direta e indireta, em conjunto com a Casa Civil da Presidência da República;
  • do planejamento das ações a serem executadas pela administração pública federal direta e indireta, em conjunto com os Ministérios competentes;
  • da articulação com os ministérios e com os demais órgãos e entidades da administração pública federal;
  • da articulação entre os Governos federal, estadual e municipais do Rio Grande do Sul;
  • da interlocução com a sociedade civil, inclusive para o estabelecimento de parcerias;
  • da promoção de estudos técnicos junto a universidades e a outros órgãos ou entidades especializados, públicos e privados.

Ministro extraordinário

Pimenta foi nomeado por Lula ao cargo especial no começo do mês. Para assumir como ministro extraordinário, deixou temporariamente o posto de ministro da Secretaria de Comunicação Social.

A ideia é que o ministro fique no cargo, pelo menos, até o fim deste ano. No PT, o nome de Pimenta é defendido como uma opção a governador gaúcho em 2026.