Presidente da Câmara diz que Orçamento não pertence só ao Executivo e exige cumprimento de acordos

Arthur Lira discursou durante cerimônia de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional

Da CNN
Compartilhar matéria

Durante cerimônia de abertura do ano legislativo de 2024, nesta segunda-feira (5), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Orçamento não pertence somente ao Executivo e exigiu que acordos firmados sejam cumpridos.

"O Orçamento é de todos e de todas os brasileiros e brasileiras. Não é, e nem pode ser, de autoria exclusiva do Poder Executivo e, muito menos, de uma burocracia técnica que, apesar do seu preparo e eu não discuto, não foi eleita para escolher as prioridades da Nação e não gasta a sola do sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros, como nós parlamentares, senadores e deputados."

Em meio à tensão entre o Palácio do Planalto e a presidência da Câmara, Lira disse ainda que espera "respeito aos acordos firmados".

"E a boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o cumprimento à palavra empenhada", declarou.

"E é por nos mantermos fieis à boa prática e ao cumprimento de todos os ajustes que firmamos, que exigimos, como natural contrapartida, o respeito às decisões e o fiel cumprimento aos acordos firmados com o Parlamento", acrescentou.

Mais cedo, a CNN apurou que Lira chegou a levar sua insatisfação com a articulação política do governo — na figura do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha —, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 

*Em atualização

**Publicado por Renata Souza