Protestos marcam início de reunião do governo com servidores de agências reguladores

Ontem, o presidente Lula realizou uma reunião com os ministérios ligados a setores regulados e o Ibama

Do Estadão Conteúdo
Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação
Ontem, o presidente Lula realizou uma reunião com os ministérios ligados a setores regulados e o Ibama  • Edu Andrade
Compartilhar matéria

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou, na tarde desta quinta-feira (11), a reunião com representantes das agências reguladoras para tratar das demandas por reajuste salarial e reestruturação da carreira.

O encontro começou sob propostos de servidores com o tema "Velório da Regulação", incluindo caixões representando o "momento atual de esvaziamento e desvalorização" das agências reguladoras. A perspectiva de reajuste salarial ainda este ano é mínima. O espaço para renegociação está concentrado no orçamento de 2025 e 2026.

Na quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião com os ministérios ligados a setores regulados e o Ibama.

A reivindicação imediata é a equiparação salarial com as carreiras do chamado ciclo de gestão, como Analista de Comércio Exterior ou Analista de Planejamento e Orçamento.

Essa equiparação é pedida, por exemplo, para os Especialistas em Regulação e Analistas Administrativos.

Para os técnicos de nível intermediário nas agências, a demanda é por um patamar remuneratório correspondente a 75% da remuneração dos cargos de nível superior.

O sindicato também propõe a reestruturação das carreiras, com a mudança de nomenclatura dos cargos para Auditor Federal em Regulação e Agente Federal em Regulação, sem alteração nas atribuições e estrutura remuneratória dos servidores.