
Romeu Zema é reeleito governador de MG no 1º turno - Eleições 2022
Candidato a governador do Novo nas eleições de 2022 obteve neste domingo (2) mais da metade dos votos válidos, que excluem brancos e nulos
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi reeleito neste domingo (2) e irá comandar o estado por mais quatro anos.
Sem declarar apoio a nenhum dos principais candidatos à Presidência no primeiro turno, ele derrotou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que tinha o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com 100% das urnas apuradas, Zema teve 6.094.136 milhões de votos, ou 56,18%, contra 35,08% de Kalil.
Em terceiro lugar, Carlos Viana (PL), com 7,23%. Os demais candidatos não chegaram a 1% do votos: Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (Psol), Indira Xavier (UP), Cabo Tristão (PMB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO).
Quem é Romeu Zema
Romeu Zema, de 57 anos, foi eleito governador de Minas Gerais em 2018, nas primeiras eleições que disputou. Em um segundo turno diante do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), recebeu 71% dos votos.
Mineiro de Araxá, o empresário presidiu por 26 anos o Grupo Zema, que atua nos mercados de varejo, distribuição de combustível, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças.
É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1986).
Zema foi eleito apoiado por uma coligação que contava com os partidos PP, Podemos, Solidariedade, Patriota, Avante, PMN, Agir, DC e MDB.
(Texto publicado por Ana Carolina Nunes)