"Se ele for candidato, eu apoio e voto", diz Nunes sobre Bolsonaro em 2026

Prefeito de São Paulo mencionou que permitir a entrada de Bolsonaro na disputa pela Presidência em 2026 é uma forma de deixar a decisão para o povo

Stêvão Limana, da CNN, São Paulo
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o prefeito de são Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante cerimônia de entrega do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, no Theatro Municipal, na região central de São Paulo, na noite desta segunda-feira (25). A homenagem, proposta pelo vereador Rinaldi Digilio (União), é realizada no Teatro e ocorre após uma batalha judicial que ainda promete desdobramentos. Inicialmente, o espaço seria cedido pela prefeitura à Câmara Municipal para a realização da sessão solene. Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ- SP) impediu o uso do espaço nessas condições porque entendeu que a homenagem acarretaria "grave risco de desvio de finalidade do bem público".
Nunes (d) se mostrou contrário à inelegibilidade de Bolsonaro (e)  • Gabriel Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reafirmou que é um apoiador convicto de Jair Bolsonaro (PL) e que, caso ele possa disputar a próxima eleição presidencial, em 2026, irá votar e apoiar o ex-presidente.

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (14), Nunes também se mostrou contrário à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou Bolsonaro inelegível até 2030, apesar de respeitá-la.

"Evidentemente, uma ação judicial tem que ser sempre respeitada, mas me parece uma pena um pouco mais elevada daquilo que poderia ser. [...] Se ele for candidato, eu apoio e voto! Contra o Lula? Faço campanha para ele contra o Lula", disse.

O prefeito de São Paulo ainda mencionou que a disponibilidade de Bolsonaro, para o pleito de 2026, é uma forma de deixar a decisão para o povo, já que o ex-presidente continua despontando nas pesquisas.

"Eu acho que se houver uma reavaliação e puder fazer com que o presidente Bolsonaro seja candidato, porque o povo é que tem que decidir, aí vai para o voto, aí a gente vai ver lá o que era o governo dele, o que é o governo atual e a população decide o que é melhor para ela, acho que é a melhor forma", concluiu.

Desde as eleições municipais de 2024, Ricardo Nunes tornou-se um político mais alinhado à figura de Jair Bolsonaro.

O ex-chefe do executivo brasileiro apoiou oficialmente a candidatura de Nunes e ainda indicou o nome do vice-prefeito, Coronel Mello Araújo (PL).

Além disso, Nunes possui grande proximidade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro e um dos favoritos à disputa caso a inelegibilidade continue.