Aprovação de spray nasal contra a Covid-19 pode levar 1 ano, diz infectologista

'O mais importante é controlar a pandemia através de vacina, para não precisar usar spray nasal ou droga injetável', disse Jamal Suleiman

Produzido por Elis Franco, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O spray nasal desenvolvido por Israel para o tratamento da Covid-19 levará pelo menos um ano para ser aprovado para uso, pois precisa passar ainda pelas fases 2 e 3 dos testes clínicos, explicou o infectologista do Instituto Emílio Ribas Jamal Suleiman em entrevista à CNN nesta segunda-feira (15).

“Na emergência sanitária, drogas como essa podem ter seu tempo de aprovação encurtado. Poderemos aprovar em 12 meses, se conseguirmos andar muito depressa e desencadear o processo de maneira paralela, fazendo o ensaio de fase 2 em um curto espaço de tempo e imediatamente o início do estudo de fase 3”, afirmou Suleiman.

O teste atual da fase 1 do EXO-CD24, com apenas 30 pessoas, é insuficiente para uma aprovação imediata, e precisa das fases 2 e 3 para que se tenha segurança de sua eficácia. De qualquer forma, o tratamento não resolveria a pandemia, segundo o infectologista.

“A parte ruim é que a gente ainda vai precisar de remédios para tratar pessoas que estão doentes, pois temos dificuldade de acesso à vacina. O mais importante é controlar a pandemia através de vacina, para não precisar usar spray nasal nem droga injetável para tratar uma doença tão severa quanto essa”, disse. 

(Publicado por Daniel Fernandes) 

Mais Recentes da CNN