Com 75% de vacinados, é possível controlar a pandemia, diz secretário de SP

Apesar disso, o secretário frisa que "a população terá de conviver com a pandemia mesmo vacinada"

Elis Franco e Juliana Alves, da CNN São Paulo

Ouvir notícia

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, pode funcionar como um caso de sucesso para o estado. Na cidade, foi imunizada 98% da população de 28 mil habitantes. O estudo mostrou que, com 75% da população vacinada, é possível controlar a pandemia. Também houve uma queda de 95% no número de mortes, 86% em redução na transmissão e 85% no número de internações.

Para Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, isso mostra, “na prática, como a imunização ainda é importante”. “Vacinar é a forma que temos de controlar a pandemia no nosso meio”, disse ele. 

Apesar de, em algum momento, São Paulo conseguir o controle da Covid-19, o secretário frisa que “a população terá de conviver com a pandemia mesmo vacinada”. “A gente controla a pandemia, mas é preciso controlar os espaços. Não estamos só vacinando, mas faremos testes mais rápidos a partir de julho, ao mesmo tempo em que a população entende que precisa manter as restrições, como distanciamento e uso de màsvara”, diz. 

Além de se informar sobre o cronograma estadual de vacinação, Gorinchteyn afirma que as pessoas devem ficar atentas, também, ao plano de seus municípios. Ele explica que as cidades precisam cumprir um certo prazo, mas que ele pode variar em relação à cidade de São Paulo.  

Mais Recentes da CNN