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    Má qualidade e quantidade de sono pode ajudar no desenvolvimento de asma, diz estudo

    Pesquisas anteriores mostram que condição tende a levar a problemas de sono, mas não se sabia sobre o inverso

    Má qualidade e quantidade de sono pode ajudar no desenvolvimento de asma, diz estudo
    Má qualidade e quantidade de sono pode ajudar no desenvolvimento de asma, diz estudo Viorel Kurnosov/EyeEm/Getty Images

    Madeline Holcombeda CNN

    Má qualidade e quantidade de sono podem colocá-lo em maior risco de desenvolver asma, de acordo com um novo estudo.

    Pesquisas anteriores já mostraram que a asma tende a levar a problemas de sono, mas os pesquisadores queriam saber se a associação funcionava de outra maneira – ou seja, se a forma como alguém dormia afetava a probabilidade de desenvolver asma, disse o estudo, publicado na segunda-feira (3) na revista jornal BMJ Open Respiratory Research.

    “Sempre soubemos que existe alguma associação entre asma e sono, mas a maior parte do trabalho foi feita na presença de apnéia obstrutiva do sono”, disse a alergista pediátrico Dra. Amal Assa’ad, diretora associada da Divisão de Alergia e Imunologia no Cincinnati Children’s Hospital Medical Center. Ela não estava envolvida no estudo mais recente.

    Para investigar, os pesquisadores analisaram os dados de um grupos de pessoas de 2006 a 2010 com mais de 450 mil pessoas no Biobank do Reino Unido, um grande banco de dados biomédico e recurso de pesquisa que acompanha residentes a longo prazo.

    As pessoas estudadas tinham idades entre 38 e 73 anos, disse o relatório.

    Em um acompanhamento de 10 anos, quase 18 mil pessoas na pesquisa foram diagnosticadas com asma, de acordo com o estudo.

    A análise dos dados mostrou que pessoas com predisposição genética e maus hábitos de sono tinham duas vezes mais chances de desenvolver asma do que pessoas em um grupo de baixo risco.

    Normalmente, ter uma predisposição genética coloca você em um risco 25% a 30% maior de desenvolver asma, disse a Dra. Juanita Mora, alergista/imunologista de Chicago e porta-voz nacional da American Lung Association. Ela não participou da pesquisa.

    Já padrões saudáveis de sono demonstraram estar associados a um menor risco de asma, independentemente da suscetibilidade genética, disse o estudo.

    Pessoas com genes de alto risco e bons padrões de sono tiveram risco ligeiramente menor de desenvolver asma do que pessoas com baixo risco genético e padrões de sono ruins, acrescentaram os autores.

    Ao monitorar e tratar as condições do sono, os profissionais de saúde também podem atenuar o desenvolvimento da asma, escreveram os autores do estudo.

    Se as características do sono fossem melhoradas, 19% dos casos de asma poderiam ser evitados, de acordo com a pesquisa.

    Essa descoberta também aponta para uma maior necessidade de médicos e enfermeiras conversarem com seus pacientes com asma sobre seus hábitos de sono para ver se seu comportamento está piorando os sintomas, acrescentou Mora.

    Dormir melhor é bom para todos

    A chave para entender este estudo é entender a interação entre genética e comportamento, disse Assa’ad.

    Os pesquisadores analisaram todas as pequenas mudanças no DNA que podem colocar alguém em maior risco de desenvolver asma, acrescentou ela.

    Esses marcadores e o risco na genética se tornam o que é chamado de pontuação de risco poligênico de uma pessoa.

    Mas a maioria das pessoas não conhece sua pontuação genética para saber o quão suscetível é ao desenvolvimento de asma e, em vez disso, está ciente apenas da gravidade de seus sintomas, disse Assa’ad.

    O que as pessoas podem fazer é rastrear seus fatores desencadeantes e exacerbadores – dos quais o sono parece ser um dos muitos – para obter o controle ideal sobre a asma, disse Mora.

    Os resultados podem ressaltar a importância de uma boa higiene do sono para todos, independentemente da genética da asma, acrescentou ela.

    A inflamação pode estar por trás do motivo pelo qual o sono é tão importante para controlar ou prevenir a asma, de acordo com o estudo.

    A asma é geralmente considerada uma doença inflamatória crônica, disse o estudo.

    Pesquisas anteriores mostraram que problemas com a duração do sono e insônia estão associados à inflamação crônica.

    Os distúrbios do sono também estão associados à ativação crônica da resposta ao estresse, parte da qual é fundamental para o desenvolvimento da asma, disse o estudo.

    Boa higiene do sono

    Os adultos precisam de pelo menos sete horas de sono por noite, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Para muitas pessoas, isso não está acontecendo – 1 em cada 3 americanos tem déficit de sono, de acordo com o CDC. Mas não é apenas na quantidade que você deve se concentrar, a qualidade também é importante.

    “Os sinais de má qualidade do sono incluem não se sentir descansado mesmo depois de dormir o suficiente, acordar repetidamente durante a noite e apresentar sintomas de distúrbios do sono [como roncar ou falta de ar]”, disse o CDC.

    É aí que entram os bons hábitos de higiene do sono.

    O CDC recomenda ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário, manter o quarto confortável e escuro e evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Um quarto confortável normalmente significa um que é legal – cerca de 15 a 20ºC, de acordo com uma história de 2021 da CNN.

    Uma rotina para prepará-lo para dormir não é apenas para crianças que precisam de um banho e reserve antes de dormir.

    Desacelerar com atividades familiares é uma ótima maneira de sinalizar aos cérebros de todas as idades que é hora de descansar, disse o especialista em sono pediátrico Ariel Williamson, psicólogo do Hospital Infantil da Filadélfia, à CNN no início deste ano.

    Você também deve evitar grandes refeições, cafeína e álcool muito perto da hora de dormir e se exercitar durante o dia para dormir melhor. Se nenhuma dessas mudanças melhorar seu sono, talvez seja hora de consultar um médico, dizem os especialistas.

    Confira 12 dicas de como dormir bem a noite toda e melhorar a qualidade do sono.