Alibaba lança modelo de IA, que diz ser superior à OpenAI e ao DeepSeek

Gigante chinesa anunciou o QwQ-32B, menor e mais eficiente para treinar do que os anteriores

John Liu, da CNN
Fachada de prédio da Alibaba, maior provedora de nuvem de dados da Ásia
Fachada de prédio da Alibaba, maior provedora de nuvem de dados da Ásia  • Aly Song/Reuters
Compartilhar matéria

A gigante chinesa de tecnologia Alibaba revelou seu mais recente modelo de raciocínio de inteligência artificial nesta quinta-feira (6), afirmando que suas capacidades superam rivais como OpenAI e a startup DeepSeek.

A Alibaba promoveu seu novo modelo, QwQ-32B, em um comunicado online como tendo "desempenho excepcional, superando quase inteiramente o OpenAI-o1-mini e rivalizando com o modelo de raciocínio de código aberto mais forte, o DeepSeek-R1."

O OpenAI-o1-mini é o modelo de raciocínio econômico da empresa americana lançado no ano passado.

A Alibaba acrescentou em um comunicado que o modelo alcançou um "salto qualitativo em matemática, codificação e capacidades gerais, com desempenho geral equivalente ao DeepSeek R1".

O grupo afirmou que seu modelo possui 32 bilhões de parâmetros em comparação com o R1 da DeepSeek, que tem 671 bilhões. Menos variáveis indicam que um modelo é menor e mais eficiente para treinar.

A DeepSeek surpreendeu o mundo em janeiro com seu modelo de raciocínio de alto desempenho R1, que disse custar muito menos para treinar do que os rivais ocidentais estabelecidos.

Seu sucesso aumentou a confiança entre investidores globais na capacidade de inovação das empresas chinesas em um momento em que a rivalidade tecnológica EUA-China se intensifica. O Índice China Enterprises do Hang Seng subiu mais de 30% desde janeiro.

A Alibaba, proprietária das plataformas de comércio eletrônico chinesas Taobao e Tmall, lançou primeiro seu serviço equivalente ao ChatGPT, o Tongyi Qianwen, em 2023, após a OpenAI lançar seu modelo de raciocínio de IA que definiu a indústria.

Em janeiro, o grupo lançou outro modelo, o Qwen 2.5 Max, que disse ter superado o desempenho do aclamado modelo V3 da DeepSeek, lançado apenas algumas semanas antes.

A notícia desta quinta-feira levou as ações da Alibaba listadas em Hong Kong a fecharem 8% mais altas e ajudou a impulsionar o Índice China Enterprises do Hang Seng.

Na semana passada, a Alibaba prometeu investir pelo menos 380 bilhões de yuans (US$ 52,4 bilhões) em sua infraestrutura de IA e computação em nuvem nos próximos três anos. Disse que o valor excedeu o que havia investido nessas áreas na última década.

Na última quarta-feira (5), líderes chineses prometeram apoio a "indústrias emergentes e indústrias do futuro", incluindo aumento de financiamento para inteligência artificial, robôs humanoides e tecnologia quântica.

Veja mais: Especialista detalha diferenças entre OpenAI e DeepSeek

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original