Cano de água quebrado inunda prédio da Nasa e interrompe estudo sobre o Sol

Encanamento rompido servia como parte do sistema de resfriamento de servidores da agência

Fernanda Pinotti, da CNN
Inundação em prédio com computadores da Nasa interrompe análise de dados de missão para estudar o Sol  • NASA/Solar Dynamics Observatory
Compartilhar matéria

Após um cano de água se romper na última semana de novembro e alagar uma sala com servidores na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os cientistas da Nasa precisaram interromper o processamento de dados coletados pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) e pela sonda espacial Iris.

O cano fazia parte de uma tubulação de resfriamento para os servidores do centro de operações do SDO e se rompeu em 26 de novembro. Por enquanto, os funcionários ainda não possuem uma previsão de quanto tempo será necessário para reparar as instalações da Nasa e retomar a análise de dados da sonda enviada para estudar o nosso Sol.

"Isso causou grandes inundações no prédio e grandes danos causados ​​pela água no laboratório que abriga as máquinas que processam e distribuem dados", informou a equipe do centro de operações do SDO em um comunicado. "Neste ponto, não está claro quanto tempo levará para avaliar os danos, consertar o equipamento e completar a recuperação."

"Sabemos que os danos são extensos e [os reparos] não serão concluídos até 2025", acrescenta o comunicado.

A sonda espacial Iris foi lançada no espaço pela Nasa em 2013 para observar a estrela do nosso Sistema Solar e entender melhor como a atividade do Sol afeta a vida na Terra.