Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eclipse solar total de abril será visto no Brasil? Entenda

    Fenômeno não poderá ser visto no céu das cidades brasileiras, mas estão acontecendo transmissões ao vivo

    Giovana Christda CNN

    Nesta segunda-feira (08), o mundo está presenciando o eclipse solar total, que começou às 15h07 e seguiu até às 16h46 (horário de Brasília). Desta vez, o fenômeno só foi visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

    Quem estiver no Brasil não conseguirá observar o evento acontecendo no céu, mas a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional organizaram transmissões para o mundo todo poder acompanhá-lo.

    fenômeno de 8 de abril começou às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e terminará às 16h46 (horário de Brasília), na costa atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.

    Onde será visível o eclipse de 8 de abril de 2024?

    O eclipse poderá ser visto em uma área que vai da costa do México no oceano Pacífico até a costa do Canadá no oceano Atlântico. Veja no mapa abaixo onde o eclipse solar total será visível.

    Mapa mostra onde o eclipse solar total de 8 de abril de 2024 será visível (faixa escura) – crédito: OpenStreetMap/adaptado por Xavier M. Jubier via The Sky Live

    Como assistir do Brasil

    A Nasa disponibiliza uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.

    Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens serão entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.

    Além do mais, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português. Confira abaixo a partir das 12h30.

    O que é um eclipse solar total?

    Um eclipse solar total é visível quando a Lua passa entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível – essa parte mais externa do Sol não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela.

    O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural. Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.

    Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?

    Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. A faixa do eclipse vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.

    As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.