Instagram lança recursos semelhantes ao TikTok
Entre as novidades, está a mudança nas grades de fotos dos feeds, que agora exibirão imagens em retângulos verticais


O Instagram fez mudanças nos últimos dias que parecem ter como objetivo atrair usuários do TikTok, enquanto o futuro do aplicativo de vídeos curtos permanece incerto nos EUA.
Adam Mosseri, chefe da plataforma de propriedade da Meta, disse na sexta-feira (17) que as grades de fotos de perfil do Instagram agora exibirão imagens como retângulos verticais, em vez dos quadrados característicos do aplicativo — um layout notavelmente semelhante à aparência das páginas de perfil no TikTok.
No sábado (18), Mosseri afirmou que o Instagram aumentará a duração máxima dos vídeos do Reels de 90 segundos para três minutos — seguindo o exemplo do TikTok, que começou a incentivar os usuários a postar vídeos mais longos em 2023.
“Historicamente, só permitimos vídeos de até 90 segundos, devido ao nosso foco em vídeos curtos, mas ouvimos comentários de que isso é muito curto para aqueles que querem compartilhar histórias mais longas”, explicou ele em uma publicação no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
As atualizações podem marcar um esforço para atrair usuários a passar mais tempo na plataforma. O TikTok fechou o acesso para usuários dos EUA na noite de sábado (18), horas antes de uma lei que deveria proibi-lo entrar em vigor.
Mas se o Instagram esperava ganhar alguns novos usuários durante o fechamento do TikTok, as esperanças foram rapidamente frustradas. Presidente eleito dos EUA, Trump prometeu neste domingo (19) emitir uma ordem executiva para restaurar o acesso ao TikTok, e o aplicativo pareceu voltar a ficar on-line logo depois.
O Instagram não respondeu ao pedido de comentário da CNN sobre as mudanças.
Desde que ganhou popularidade em 2020, o TikTok tem representado uma grande ameaça competitiva ao Instagram — atraindo a atenção e o tempo dos usuários e forçando o aplicativo mais antigo a reformular seu algoritmo.
O Instagram lançou o Reels pela primeira vez nos Estados Unidos em agosto de 2020, dias após Trump anunciar planos de banir o aplicativo de vídeos breves no país.
E mesmo que o TikTok tivesse ficado offline por mais tempo, os usuários podem não ter necessariamente recorrido ao Instagram. Na semana que antecedeu o desligamento, outras alternativas ao TikTok — incluindo outro aplicativo de propriedade da China chamado RedNote — aumentaram em popularidade, enquanto os downloads do Instagram tiveram um aumento relativo.