Por que a Amazon faz você clicar em um botão para resgatar cupons

Botão de cupom da Amazon coloca os clientes em um papel mais ativo e engajado na obtenção de recompensa

Amazon aposta em cupons para evitar abandono de compras nos carrinhos
Amazon aposta em cupons para evitar abandono de compras nos carrinhos REUTERS

Nathaniel Meyersohnda CNN*

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Economizar dinheiro pode exigir um pouco mais de esforço: recortar cupons, procurar um código promocional, inscrever-se em uma lista de e-mail.

Mas a Amazon às vezes nos faz marcar uma caixa para salvar. Essas tarjas laranja de “cupom” abaixo do preço na loja online da Amazon te fazem coçar a cabeça.

Por que a Amazon nos faz passar pela etapa extra de clicar em uma tarja para “economizar R$ 10,00 ao aplicar este cupom?” Por que o cupom não é aplicado automaticamente?

A resposta está na maneira sutil, mas altamente eficaz, de como a Amazon e outras lojas usam a psicologia das compras para influenciar nossas decisões de escolha.

 

Abandono de carrinho

Ao nos fazer clicar em uma botão, a Amazon espera evitar o problema do “abandonar no carrinho” – quando os compradores adicionam algo ao carrinho de compras virtual, mas não acabam comprando.

Esse é um grande desafio para os varejistas online. Eles perdem bilhões de dólares em vendas potenciais anualmente porque os compradores pensam duas vezes antes de comprar um produto.

Cerca de 70% dos carrinhos de compras online contendo pelo menos um item acabam sendo abandonados, segundo o Baymard Institute, uma consultoria de comércio eletrônico com sede em Copenhague.

A principal razão pela qual os clientes vão embora: eles dizem que estavam apenas navegando e não estavam prontos para fazer uma compra, de acordo com a empresa.

Assim, as empresas procuram táticas de persuasão para que os compradores sigam e cliquem no botão “comprar”.

Colocando “esforço” nas compras online

A tática da Amazon de exibir uma opção de cupom, em vez de apenas mostrar automaticamente um preço com desconto, dá aos compradores um incentivo extra para fazer a compra imediatamente, dizem especialistas em marketing.

Os clientes também querem ser recompensados ​​pelo esforço que fazem para comprar. Pode não parecer muito clicar em um botão – mas faz a diferença.

A aba de cupons da Amazon coloca os clientes em um papel mais ativo e engajado na obtenção de uma recompensa, tornando-a mais visceral para eles, disse Tamara Masters, professora assistente de marketing da David Eccles School of Business da Universidade de Utah, que estuda psicologia das compras.

Ao ver e clicar conscientemente no botão do cupom, em vez de apenas ter o cupom aplicado automaticamente, a “recompensa pode ser sentida de forma mais aguda”, disse Masters. ” Você começa a aplicá-lo e ver os efeitos felizes.”

Isso é um benefício para a Amazon a longo prazo. Quando um consumidor se sente recompensado depois de se esforçar na compra, “eles estão mais dispostos a comprar e mais dispostos a pagar mais” de uma empresa no futuro, disse ela.

Páginas de cupom

A Amazon disse em comunicado que seus cupons eram fáceis de cortar. E botão de cupom é apenas uma das maneiras pelas quais a Amazon segmenta os compradores que procuram pechinchas.

A Amazon também possui uma página independente em seu site para cupons de marcas selecionadas. Se os compradores acessam a página, eles podem recortar os cupons virtualmente e não precisam dar o passo extra de marcar uma botão.

A abordagem da Amazon é projetada para atingir os compradores que irão adquirir exclusivamente com base em quais marcas estão oferecendo cupons, que são diferentes de produtos à venda, promoções de preços ou descontos.

Loja de cupons da Amazon / Reprodução / Amazon

Ter uma página dedicada para cupons também ajuda a garantir que os caçadores de cupons permaneçam no site da Amazon e os impeçam de usar sites de cupons populares como o Groupon – que podem ser resgatados em qualquer varejista.

“Em vez de deixar os sites de cupons receberem o dinheiro, a Amazon está capturando isso para si”, disse Masters.

Oferecer cupons também é uma estratégia eficaz para vendedores terceirizados na Amazon, de acordo com Jason Boyce, fundador da Avenue7Media, uma consultoria para vendedores.

Os cupons têm sido uma tática mais bem-sucedida em comparação a oferecer um desconto direto para fazer com que os compradores concluam suas compras, disse ele. Eles também ajudam os vendedores a subir nos rankings de busca da Amazon, disse ele.

“Os preços de venda não têm os mesmos resultados que os cupons.”

 

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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