YouTube remove 30 mil vídeos com notícias falsas sobre vacinas contra a Covid-19
Política da empresa contra a desinformação da vacina da Covid-19 teve início em outubro do ano passado
O YouTube removeu mais de 30.000 vídeos contendo informações incorretas sobre a vacina contra o coronavírus, disse a empresa nesta quinta-feira (11).
Os vídeos “incluíam alegações sobre as vacinas contra a Covid-19 que contradizem as autoridades de saúde locais ou a Organização Mundial da Saúde”, disse Elena Hernandez, porta-voz do YouTube. “No geral, desde fevereiro de 2020, removemos mais de 800.000 vídeos relacionados a informações perigosas ou enganosas de coronavírus.”
A política do YouTube contra a desinformação da vacina da Covid data de outubro do ano passado, quando a empresa anunciou que as alegações falsas, como a de que a vacina é letal ou levará ao rastreamento de microchip, seriam removidas.
O YouTube está sob crescente escrutínio quanto à maneira como seu mecanismo de recomendação pode levar usuários desavisados ??a buracos de coelho extremistas e espalhar alegações enganosas. No início deste mês, a CEO Susan Wojcicki disse que a conta do ex-presidente Donald Trump será restaurada depois de suspensa por incitamento.
O institutto Axios foi o primeiro a reportar a estatística de remoção mais recente do YouTube.
(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês).