Colheita de soja do Paraná avança para 37% da área

Trabalhos ainda estão atrasados em relação ao ciclo passado

da Reuters
Compartilhar matéria

A colheita de soja da safra 2025/26 no Paraná ​alcançou 37% da área total, em ​ritmo que segue atrasado na comparação com o ano passado, quando 49% da safra estava colhida na mesma época, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural).

O atraso nos trabalhos no Estado, um dos principais produtores de soja do país, tem afetado ⁠o ritmo nacional de ​colheita, potencialmente gerando gargalos logísticos. Até a semana anterior, ​somente 20% havia sido colhida, afirmou o departamento da Secretaria ⁠de Agricultura.

O Paraná também está com ⁠colheita mais lenta em relação a 2024, quando ​52% ‌da soja havia sido colhida no período equivalente, conforme dados ⁠históricos do Deral.

Um alongamento de ciclo por condições climáticas mais amenas e parte do desenvolvimento da safra ajudam a explicar o atraso na ‌colheita.

Conforme ⁠o Deral, 58% ‌das lavouras encontram‑se em maturação e 40% seguem em frutificação, indicando que parte relevante da área ainda depende de condições climáticas ⁠favoráveis.

A condição das lavouras permanece majoritariamente ⁠positiva: 88% estão classificadas como boas, 11% como médias e 1% como ruins, ‌apontou o órgão.

"Em áreas com melhor distribuição de chuvas, o desempenho produtivo é considerado satisfatório. As precipitações recentes favoreceram as lavouras de ciclo mais tardio", afirmou o Deral.

MILHO

O plantio do milho ‌segunda safra, realizado após a colheita da soja, atingiu 45% da área total prevista no Paraná, número abaixo do registrado há ⁠um ano, quando 65% estavam semeados até o fim de fevereiro de 2025, segundo o Deral.

"O plantio do milho segunda safra ​avança conforme a liberação das áreas de soja, ainda com ritmo ​desigual em função da distribuição irregular das chuvas em algumas localidades", explicou o Deral.

O órgão afirmou que as precipitações recentes foram importantes para o estabelecimento das áreas ‌recém-semeadas.