Expectativa de boa safra pressiona cotações do milho, diz Cepea

Compradores limitam volume de negociações enquanto vendedores flexibilizam vendas em meio ao início da colheita de nova safra

Arthur Bambini, da CNN Brasil, Brasília
Compartilhar matéria

A expectativa de aumento na oferta nas próximas semanas, com o início da colheita em parte dos centros produtivos, começou a pressionar as cotações de milho pelo país. 

Segundo levantamento do Cepea (Centro de Pesqusia em Economia Aplicada) divulgado nesta segunda-feira (15), os compradores, na expectativa de uma produção volumosa e a desvalorização da commodity, limitaram o volume de transações

 

Já os vendedores, buscando escoar a produção no início da colheita, estão adotando uma postura mais flexível nas negociações, com ajustes nas pedidas e na data de entrega e pagamento. 

De acordo com os pesquisadores, as últimas projeções da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) motivaram uma postura ainda mais retraída por parte dos compradores. 

“O aumento na oferta é reflexo da melhora na produção da safra verão no Brasil, enquanto em termos mundiais, países como a Índia terão aumento na safra, cenário que também elevou os estoques mundiais do cereal”, apontou o Cepea.

*sob a supervisão de Luciana Franco