Minas Gerais reforça protagonismo na agenda climática em evento carbono

Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) celebrou 50 anos da fundação e elegeu novo conselho deliberativo

Daniela Mallmann, da CNN Brasil, Belo Horizonte
Compartilhar matéria

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), em celebração aos 50 anos da entidade realizou um evento carbono neutro na noite desta quinta-feira (16) em Belo Horizonte, que terá a neutralização das emissões de carbono, além de destacar a força da agroindústria florestal no estado.

A realização do evento carbono neutro é um marco alinhado às pautas globais de sustentabilidade. Segundo a AMIF, a iniciativa reforça o posicionamento da entidade como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono, apoiada no uso de florestas plantadas e fontes renováveis de energia.

“O evento carbono neutro traduz, na prática, aquilo que defendemos diariamente: é possível crescer, produzir e gerar desenvolvimento com responsabilidade ambiental. Essa iniciativa reforça o compromisso da AMIF com uma economia de baixo carbono e com soluções baseadas na natureza”, destaca a presidente executiva da AMIF, Adriana Maugeri.

A AMIF representa as maiores empresas que plantam florestas renováveis em Minas Gerais. O estado possui 2,271 milhões de hectares de área de florestas plantadas, número que representa 22% da área total existente no Brasil.

Os plantios estão presentes em 94% dos municípios mineiros. Ao mesmo tempo que é a maior cultura agrícola, o setor florestal conserva sozinho mais de 1,3 milhão hectares de vegetação nativa em todas as regiões de Minas, o equivalente a toda área de cultivo de café no Estado, por exemplo.

“A Amif hoje ela é representada pelas maiores empresas produtoras de florestas consumidoras que fazem de Minas Gerais hoje o estado com maior área apontada no Brasil. E também em atividade econômica que mais conserva a vegetação nativa em todo o estado", diz Adriana.

Novo conselho

Além da celebração dos 50 anos de fundação da entidade, foi realizada também a posse do novo Conselho Deliberativo da entidade, para o período 2026-2030, que será presidido por Júlio Ribeiro, CEO da Cenibra. Adriana Maugeri permanece como presidente executiva da AMIF.

"A AMIF é uma associação muito bem estruturada nós já temos um planejamento estratégico de longo prazo bem definido. E a nossa gestão, a ideia é dar continuidade ao que está dando certo. trabalhar em ajustar algo que precisa de mudar e focar cada vez mais estar mais presente e mais ativo não somente no Brasil mas também fora do Brasil É muito importante que a gente tenha a noção né da grandiosidade da importância do setor florestal brasileiro, não só para o Brasil, mas também para o mundo para a conservação da biodiversidade", afirma Ribeiro.