Petrobras volta a defender inclusão de diesel renovável na transição para energia limpa

Segundo executivos da estatal, petrolífera seria uma "parceria" da indústria de biodiesel

Por Marta Nogueira, da Reuters
Compartilhar matéria

Executivos da Petrobras voltaram a defender nesta quarta-feira (19) a inclusão do diesel renovável no mandato de biocombustíveis do Brasil, dizendo que a petrolífera seria uma "parceria" da indústria de biodiesel.

"É fundamental que o diesel coprocessado com óleos vegetais seja considerado no mandato", disse o diretor de transição energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, durante café da manhã com jornalistas.

A companhia vem defendendo a adição de um percentual do chamado "diesel R" ao diesel, em complementação ao mandato já existente para o biodiesel, como forma de estimular o mercado para o novo produto. Recentemente, a Petrobras anunciou que investirá 3 bilhões de reais para adaptar refinarias e produzir diesel renovável.

Tolmasquim afirmou que a Petrobras é "a favor do biodiesel" e que o coprocessamento de diesel "não vai destruir" a indústria do biocombustível.

"A indústria de biocombustíveis não tem o que temer em ter a Petrobras como parceira no mandato de biocombustíveis no Brasil", acrescentou o presidente-executivo da Petrobras, Jean Paul Prates.

Veja também: Especialista comenta tentativa da Petrobras de barrar venda de refinarias