1. Home
  2. Business

Aprovação da reforma tributária é 'pilar central' da retomada, diz especialista

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (4) que espera a conclusão da reforma no Congresso Nacional em até oito meses

Produzido por Daniel Adjuto e Layane Serrano, da CNN, em São Paulo


O Congresso Nacional está tratando a reforma tributária com prioridade, e nesta quinta-feira (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que espera a conclusão da reforma em até oito meses

Em entrevista à CNN, o CEO da Vallus Capital, Caio Mastrodomenico, explicou que hoje vivemos no chamado "manicômio tributário" e afirmou que, na sua avaliação, a aprovação da reforma tributária ainda neste ano é o "pilar central da retomada econômica" do Brasil. 

"Isso permite diversos regimes especiais de arrecadação, e acaba complicando o setor produtivo e aumentando a litigiosidade jurídica na arrecadação dos impostos", disse.

“Então, a unificação de alguns impostos federais como o Pis e Cofins, criando o CBS [Contribuição Social sobre Bens e Serviços] é importante porque à medida que o governo simplifica para o empresário, ele diminui a evasão fiscal e aumenta a arrecadação. Isso resulta em mais receita para o governo que pode investir em áreas que ainda são muito carentes no país”, explicou.