57% dos motoristas terão um carro elétrico nos próximos 10 anos
Entre janeiro e outubro deste ano, já foram vendidos mais de 51 mil veículos elétricos no Brasil
Cerca de 57% dos motoristas terão um carro elétrico em sua garagem nos próximos dez anos, segundo um estudo da Accenture, empresa global de consultoria de tecnologia da informação.
Essa tendência já se reflete no aumento das vendas globais. Em 2023, o mercado de carros elétricos (EVs) alcançou a marca de 14 milhões de unidades vendidas, segundo dados da Global EV Outlook. A previsão de que os elétricos se tornem maioria já é projetada também para determinados países e por outras fontes.
Os fabricantes de automóveis precisarão, na avaliação da Accenture, se concentrar nas necessidades dos consumidores de EVs, que buscam soluções mais sustentáveis e eficientes para a mobilidade.
Um exemplo desta busca ocorre com o médico Eduardo Campelo, que trocou um SUV a combustão por um hatch elétrico. “O principal fator que me motivou a comprar um veículo elétrico foi a economia de combustível e de IPVA, uma vez que Pernambuco [estado onde reside] tem isenção total”, relata.
“A eletrificação é inevitável, porque as montadoras precisam cumprir as metas de emissão de poluentes impostas nas várias regiões do mundo, que são cada vez mais rigorosas. Dessa forma, a indústria automobilística é obrigada a buscar alternativas e os veículos eletrificados [elétricos e híbridos] entram exatamente nesse contexto”, opina Campelo.
A pesquisa da Accenture foi realizada com 6.000 consumidores de carros dos Estados Unidos, da Itália, Alemanha, França, China e do Japão. Ela ainda indica que quase metade (47%) dos motoristas estão convencidos de que o futuro pertence aos veículos elétricos.
Cenário nacional
Quando olhamos o cenário do mercado brasileiro, podemos enxergar a tendência de crescimento nesse tipo de veículo. Entre janeiro e outubro deste ano, já foram vendidos mais de 51 mil carros elétricos.
No ano anterior, os elétricos fecharam o ano de 2023 com 19 mil emplacamentos. Em apenas um ano, o número de vendas quase triplicou.
O estado de São Paulo é o que detém a maior participação, com 8,7 mil novos veículos elétricos desde 2022, segundo dados da ABVE Data.
Entenda como funciona isenção de IPVA para carros elétricos no Brasil