Adventures Guepardo: marca brasileira revela preços de carros off-road
Versão com dois lugares será comercializada por R$ 235 mil e destina-se ao uso recreativo em ambientes fechados
Extinta em 2021, a Troller deixou órfã uma legião de entusiastas daquela que foi a última grande marca brasileira de veículos. Entretanto, ex-colaboradores da Troller estão à frente de um novo projeto: a Adventures Off Road, uma nova fabricante nacional. A empresa, com sede no Ceará, lança neste 2024 o seu primeiro modelo: o Guepardo.
Classificado como um veículo off-road, dispensado de uso de placa, o Guepardo vai disputar entre os modelos UTV (Utility Task Vehicle) da americana Polaris e da canadense Can-Am. Oferecendo opções de quatro ou dois lugares, destaca-se por ser o primeiro veículo deste segmento a disponibilizar ar condicionado como opcional. Há planos de lançar no futuro uma outra versão, desta vez emplacada.
A fabricante também já revelou os preços do Guepardo. A versão G200, a gasolina, com dois lugares e duas portas, será comercializada por R$ 235 mil, enquanto a opção G400, a gasolina, com quatro lugares e quatro portas, terá o valor de R$ 245 mil. Com mais de 70 reservas em todo o Brasil, o Guepardo já está disponível para pré-venda.
Diferentemente dos UTVs convencionais, segundo a Adventures, o Guepardo é categorizado como um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário), inaugurando uma nova classe de veículos.
Nesta estratégia, o modelo pode ser considerado rival de buggies, UTVs, jipes e até SUVs, destacando-se por sua versatilidade em terrenos irregulares e pavimentados. Contudo, por não ter placa, destina-se ao uso recreativo em ambientes fechados.
“Nossa principal aposta em 2024 está na disponibilização de veículos de construção nacional, com manutenção fácil e disponibilidade de peças. Através da nossa rede de Assistências Técnicas Certificadas (ATC), vamos abranger quase a totalidade das capital e suas ramificações. Mesmo assim, qualquer oficina tem a capacidade de manutenção e exemplo do antigo Fusca“, declarou à CNN Clauder Ciarlini, CEO da Adventures Off Road.
Apesar da concorrência e do custo de R$ 235 mil para um veículo sem placa, o empresário diz acreditar no êxito do negócio.
“Embora o cenário econômico recomende cautela, o público consumidor dos URVs/UTVs não será muito afetado, porque as aventuras off-road e competições fazem parte cotidiana de muitos aficionados. Além disso, existe um segmento emergente de versões utilitárias para utilização em fazendas e empresas”, afirma Ciarlini.
Guepardo: detalhes técnicos
Para a Adventures Off-Road, o Guepardo é considerado um automóvel, diferenciando-se dos UTVs tradicionais, que são essencialmente quadriciclos redesenhados. A motorização/transmissão do URV incorpora um motor convencional de uso automotivo aliado a uma transmissão manual, enquanto os UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia.
Equipado com um motor de origem Volkswagen, o Guepardo gera 121 cv de potência e 181 Nm de torque, proporcionando boa autonomia com seu tanque de 40 litros. O veículo apresenta modos de condução, incluindo o Sport, que eleva a potência para 144 cv, e o modo “Predador”, liberando 166 cv por 10 segundos.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do Guepardo é composta por quatro ex-engenheiros da extinta Troller: Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato. Os testes do veículo foram realizados em diversas condições, desde o litoral do Ceará até o interior do estado, incluindo pistas em Minas Gerais.
A fábrica da Adventures Off-Road, localizada em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, conta com uma área de 4 mil metros quadrados, com previsão de expansão para mais 3 mil metros quadrados, incluindo investimentos em uma linha de montagem robotizada para agilizar as entregas.
“Nossos carros são desenvolvidos para a nossa realidade. Menos eletrônica embarcada é sinal de menos problemas de manutenção, e manutenção mais rápida e fácil”, defende o CEO da marca.
“Nossos modelos foram lançados com um diferencial de qualidade em relação ao conforto, pois engloba direção elétrica, ar condicionado e equipamento de comunicação veicular. Ainda concorre com os UTVs para agilidade, com os jipes pela tração e com os SUVs pelo conforto. Ou seja, uma categoria realmente diferente”, acrescenta o empresário.
Para os próximos anos, a promessa é de lançar o Guepardo Duna, esse, sim, emplacado para rodar em vias urbanas e rurais. “Embora não sendo 4×4 devido à legislação, competirá em pé de igualdade com os Guepardos e UTVs em velocidade de maciez”, planeja Ciarlini.