BMW M4 GT3 Evo: conheça o novo carro de competição da montadora alemã
Baseado na versão de rua, o carro de corrida ganhou novo design e melhorias mecânicas para estrear nos campeonatos de endurance em 2025
Pouco antes da prova de corrida 24h de Nürburgring, na Alemanha, a BMW apresentou qual vai ser a sua estrela nos campeonatos de automobilismo de 2024. O M4 GT3 Evo ganhou melhorias para a próxima temporada, tanto na parte estética, como na mecânica.
O motor é o P58 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, que gera 598 cv e está acoplado à nova transmissão X-Trac de seis marchas, uma evolução do câmbio que atualmente equipa o M8 GTE.
Outra novidade na parte mecânica são os turbos, que segundo a BMW estão mais confiáveis e não precisam de manutenção pelos primeiros 20 mil km.
- 1 de 5
BMW M4 GT3 EVO • BMW/Divulgação
- 2 de 5
BMW M4 GT3 EVO • BMW/Divulgação
- 3 de 5
BMW M4 GT3 EVO • BMW/Divulgação
-
- 4 de 5
BMW M4 GT3 EVO • BMW/Divulgação
- 5 de 5
BMW M4 GT3 EVO • BMW/Divulgação
Os engenheiros também trataram de instalar novas barras estabilizadoras nos dois eixos, discos de freio traseiros maiores e um novo diferencial mais fácil de ajustar, o que resultará em um menor desgaste dos pneus e freios, que além de melhorarem a dirigibilidade, também evitam mais paradas nos boxes.
A BMW fez alterações para deixar o M4 mais leve. Por incrível que pareça, ele não é pintado da maneira convencional, justamente para reduzir peso. Ao invés disso, foi utilizado um revestimento catódico por imersão, significativamente mais leve. Já as partes mais escuras são a própria fibra de carbono exposta, sem nenhum tipo de revestimento.
As mudanças estéticas continuam com a adição de espelhos retrovisores menores e saídas de ar no arco das rodas dianteiras maiores. A asa traseira também foi ajustada, enquanto faróis e lanternas são idênticos ao do modelo de produção voltado para as ruas. O mesmo vale para medidas, permanecendo com 5 metros de comprimento e 2 metros de largura da versão não-Evo.
Com o novo carro, a equipe de automobilismo da BMW, a M Motorsport, sonha alto e traça grandes metas. “Nosso objetivo é vencer as grandes corridas com nosso BMW M4 GT3 EVO e, ao mesmo tempo, fornecer a todos os clientes da BMW M Motorsport um pacote que ofereça o máximo de chances de sucesso.”, disse o chefe de corridas da BMW M Motorsport, Björn Lellmann.
O M4 GT3 Evo não será exclusivo da equipe BMW, mas o time que quiser correr com o carro alemão terá de pagar U$ 625.000, aproximadamente R$ 3,3 milhões.