BMW M5 completa 40 anos de história: veja fotos e conheça as gerações do veículo
Sedã de alto desempenho entrou na sétima geração em 2024
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O BMW M5 (E28S) era equipado com motor de seis cilindros em linha de 286 cv • Divulgação
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O BMW M5 (E34S) teve a cilindrada aumentada para 3,6 litros e alcançou 315 cv • Divulgação
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BMW M5 (E39S) tinha motor V8 que entregava 400 cv • Divulgação
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O motor V10 do BMW M5 (E60) atingia sua potência máxima de 507 cv • Divulgação
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Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros • Divulgação
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Continuava a utilizar o motor V8 de 600 cv e 750 Nm de torque • Divulgação
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Pela primeira vez ganhou um sistema híbrido plug-in que gera 727 cv • Divulgação
O BMW M5 completa 40 anos de história em 2024. Um ícone da engenharia automotiva alemã, ele foi lançado em 1984, com o M535i baseado no E28 e sucessor do E12. Desde então, ele já ganhou outras seis versões. Conheça abaixo e confira imagens delas na galeria.
O esportivo, equipado com um motor de seis cilindros em linha, rapidamente se tornou o sedã de quatro portas mais rápido do mundo, marcando o início de uma linhagem de carros que continuaria a definir o que significa ser um sedã esportivo.
Ao longo de suas gerações, a BMW M5 evoluiu em termos de potência, tecnologia e design, mantendo-se fiel à sua filosofia de oferecer uma experiência de condução única.
Cada nova versão do M5 trouxe inovações que reforçaram sua posição como referência no segmento, influenciando a indústria automotiva e inspirando concorrentes.
Em sua sétima geração, lançada em 2024, pela primeira vez o veículo tem um sistema de propulsão híbrida plug-in e alcança uma potência máxima de 727 cv.
Gerações do BMW M5 em 40 anos de história
1984: BMW M5 (E28S)
A BMW foi surpreendida pelo sucesso do BMW M535i e logo iniciou o trabalho de desenvolvimento para lançar, em 1984, outro M535i baseado no E28, sucessor do E12, antes da chegada da primeira geração do BMW M5 (o E28S) naquele mesmo ano. O modelo era equipado com motor de seis cilindros em linha, 3,5 litros e 286 cv. Com um coletor de admissão com borboletas individuais para cada um dos 6 cilindros, o motor impulsionava o M5 original de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingia uma velocidade máxima de 245 km/h. Assim, o primeiro BMW M5 se tornou o sedã de quatro portas de produção em série mais rápido da história.
1988: BMW M5 (E34S/E34/5S)
Com a chegada do BMW Série 5 E34, foi preparada também a introdução da segunda geração do M5 (E34S) em 1988, marcando um aumento de potência e desempenho por parte da BMW Motorsport GmbH. O motor de seis cilindros em linha, com cilindrada aumentada para 3,6 litros, alcançou 315 cv – potência suficiente para levar o M5 pela primeira vez até os 250 km/h.
1998: BMW M5 (E39S)
10 anos depois, surgia o BMW M5 E39S, que compartilhava todas as características de estilo de seus precursores. No entanto, sob o capô deste novo veículo encontrava-se um motor V8 5.0L, que entregava 400 cv para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima deste novo BMW M5, que levava 5,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, era limitada eletronicamente a 250 km/h.
2005: BMW M5 (E60/E61)
A quarta geração do BMW M5 (o E60) trouxe o mundo do automobilismo para o BMW M5. A BMW confiou em um motor V10 de novo desenvolvimento e altas rotações com cinco litros de cilindrada, próximo em seu conceito ao motor BMW P84 da Fórmula 1, utilizado pelo Williams FW27. O motor V10 atingia sua potência máxima de 507 cv a impressionantes 7.750 rpm. Este motor de quatro válvulas por cilindro acelerava a quarta geração do BMW M5 de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
2011: BMW M5 (F10M)
A quinta geração do BMW M5 (o F10M) entrou em cena em 2011. Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros BMW M TwinPower Turbo que permitiu ao BMW M5 superar novamente a geração anterior. O novo BMW M5 agora desenvolvia quase o dobro da potência (560 cv) do BMW M5 original. Seu torque máximo de 680 Nm também era o dobro do oferecido pelo E28S, que tinha 340 Nm. A tecnologia BMW M TwinPower Turbo permitiu ao último BMW M5, com uma transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 315 km/h.
2017: BMW M5 (F90)
No BMW M5 (F90), a BMW continuava a utilizar o motor V8, embora pela primeira vez associado a uma tração integral inteligente M xDrive, que permitia transmitir com maior eficácia os 600 cv e 750 Nm que desenvolvia, alcançando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada). Posteriormente, ofereceu-se uma versão Competition, com 625 cv de potência, que reduzia para 3,3 segundos no 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de nada menos que 305 km/h, e como topo de gama, o CS, que alcançava 635 cv e conseguia reduzir o tempo para 3 segundos na mesma prova de aceleração.
2024: BMW M5 (G90/G99)
Este ano, o BMW M5 entrou em uma nova era. Com 40 anos de história, o sedã de altas performances chega à sua sétima geração. Agora, pela primeira vez, conta com um sistema de propulsão híbrido plug-in, que fornece ao novo BMW M5 uma potência máxima de 727 cv e mais de 100 kgfm de torque. O novo BMW M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.