Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BMW X5: marca vai fabricar SUV híbrido plug-in no Brasil

    Modelo de luxo será o primeiro PHEV produzido pela empresa na América do Sul

    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil
    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A BMW anunciou nesta quarta-feira (10) a fabricação no Brasil do novo X5. Trata-se do primeiro carro híbrido plug-in (PHEV) produzido pela marca bávara na América do Sul. O modelo de luxo sai da linha em Araquari (SC) até o final deste ano.

    O X5 marca o início da eletrificação da planta no sul do país. Esse movimento da BMW é considerado tanto uma resposta à maior presença no Brasil de novos carros chineses, que têm incomodado inclusive as marcas premium, como também às montadoras já estabelecidas no país, que anunciaram bilhões em investimento com foco em eletrificação.

    A produção do X5 híbrido plug-in representa um investimento significativo da BMW no Brasil. A fábrica de Araquari será a única da rede global da empresa a produzir modelos de várias matrizes: combustão interna, híbridos plug-in e flex-fuel. Não está prevista, por ora, a produção de modelos 100% elétricos pela empresa por aqui.

    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil
    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil / Divulgação

    “No BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado. No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1”, disse o presidente e CEO do BMW Group América Latina, Reiner Braun.

    “Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”, acrescentou o executivo.

    BMW X5 híbrido

    O BMW X5 já é vendido no Brasil em duas versões: a xDrive50e X-Line, por R$ 731.950, e a xDrive50e M Sport, por R$ 782.950.

    O SUV de luxo combina um motor 3.0 seis cilindros de 313 cv e um motor elétrico de 197 cv. O resultado  é uma potência combinada de 490cv e torque de 700 Nm com tração integral.

    Segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 100 em apenas 4,8 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. Além disso, é capaz de alcançar até 79km de autonomia no modo 100% elétrico segundo o padrão do Inmetro.

    No painel, o carro conta com o BMW Curved Display. São duas telas: o cluster digital, que é uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante, e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia.

    O equipamento inclui ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos. É ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”. Esse recurso teve um “abrasileiramento” feito por engenheiros da empresa no país.

    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil
    BMW X5: modelo PHEV será fabricado no Brasil / Divulgação

    Entre os equipamentos, faróis Full LED adaptativos e ar-condicionado com controle digital automático de quatro zonas.

    O modelo tem também o sistema Parking Assistant Professional que estaciona o veículo para o motorista, permite a visualização 360° do veículo e seus arredores. Além disso, é capaz de refazer em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo.

    Tópicos

    Tópicos