Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BYD confirma nome de picape que será concorrente da Hilux no Brasil; conheça

    Picape deve ter conjunto híbrido com quase 500 cv e muita robustez; BYD Shark está confirmada no Brasil

    BYD Shark: picape híbrida teve nome revelado
    BYD Shark: picape híbrida teve nome revelado Reprodução

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A fabricante chinesa BYD revelou oficialmente o nome de sua nova picape híbrida: Shark. Acompanhando a linha Ocean, que apresenta veículos inspirados em motivos marinhos, como Dolphin e Seal, a BYD Shark está programada para ser lançada globalmente no dia 14 de maio no México e chegará ao Brasil ainda neste ano de 2024.

    Do México vem esse flagra da nova picape, sem qualquer disfarce. As imagens foram feitas pelo jornalista Gabriel Salazar, numa gravação de vídeos e fotos de divulgação. A BYD Shark tem linhas modernas e com visual mais quadradão, que inspira robustez. A dianteira tem assinatura luminosa, que lembra bastante a Ford F150 Lightining.

    Utilizando a plataforma DMO, especialmente projetada para veículos híbridos e otimizada para o trem de força PHEV (Veículo Elétrico Híbrido Plug-in), a picape promete ser um marco no segmento. Com a especulação da mídia chinesa indicando uma potência de quase 500 cv, fruto da combinação de um motor 1.5 turbo com dois elétricos, a BYD Shark desperta grande expectativa no mercado automotivo.

    A Shark terá baterias Blade com tecnologia CTC, que  integra o pack ao chassi de aço de alta resistência, proporcionando segurança ideal para o uso off-road. A picape pode ter sistema semlehante ao SUV Leopard 5, com uma unidade de 31,8 kWh. Além disso, a picape média contará com a funcionalidade V2L (Veículo para Carga), permitindo recarga externa.

    Embora a altura da picape não tenha sido revelada, suas dimensões são bem relevantes: é esperado um  5,46 m, largura de 1,97 m e distância entre eixos de 3.26 m. Especula-se que o preço inicial possa girar em torno de 200 mil yuans, equivalente a aproximadamente R$ 144 mil em uma conversão direta para a moeda brasileira.

    As imagens de flagras revelam ainda a presença de luzes horizontais na traseira, com a promessa de uma barra luminosa interligando as lanternas, adicionando um toque de modernidade ao visual da picape.

    A  BYD Shark foi confirmada para o mercado brasileiro ainda em setembro de 2023, pelo conselheiro especial, Alexandre Baldy. A despeito de não contar com opção diesel, a potência de picape grande, aliada a autonomia e economia de modelos híbridos podem interessar consumidores de picapes médias, em especial a líder do Brasil, a Toyota Hilux.