Carros com piloto automático: o que é a tecnologia e como usar?
Equipamento foi ganhando mais sofisticação com o passar dos anos

Até algum tempo, apenas carros de luxo contavam com a tecnologia do piloto automático. O sistema permite que o carro seja programado para uma determinada velocidade e mantenha nela.
Ao longo dos anos, contudo, o equipamento foi ganhando mais sofisticação. Para se ter uma ideia, hoje já existem carros com piloto automático adaptativo, que é uma melhoria do piloto automático tradicional.
A tecnologia mais avançada, por meio de radares e sensores, permite que o carro adapte a velocidade conforme o veículo da frente.
No sistema, também é possível manter uma distância maior ou ficar mais próximo. Eles também são conhecidos como ACC (Adaptive Cruise Control).
No mercado, há diversos modelos com ambos os sistemas. No piloto automático tradicional, o Fiat Argo Drive é um dos carros com esse sistema. O hatch custa R$ 105.490 e já entrega a tecnologia, mas sem o ACC.
Já o Honda City EX, vendido por R$ 134.000 é um outro hatch que entrega o piloto automático, mas já com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Na prática, a tecnologia fornece mais segurança e conforto para quem está a bordo. No piloto automático mais simples e em rodovias, por exemplo, as viagens se tornam menos cansativas.
Já o ACC é bem útil na cidade, principalmente nos sistemas mais avançados com Stop & Go, onde o carro faz a parada total e retoma a aceleração com base no carro da frente. Assim, o condutor praticamente só usa o volante para fazer a condução.


