Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CEO da Rimac apresenta o Nevera que ele fez para si mesmo

    Fundador da montadora fez a customização do carro que ele próprio projetou e admite que não foi um cliente fácil de agradar

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    Sabe qual é o maior benefício de ser o CEO e fundador de uma montadora? Para Mate Rimac, é poder criar o seu próprio Rimac Nevera da maneira que bem entender.

    O executivo acabou de receber e divulgar o seu próprio hiperesportivo elétrico que, além de ter sido desenvolvido por ele mesmo, também foi montado com uma série de detalhes customizados.

    Mate recebeu o carro de número 13, como está registrado na plaqueta de identificação na cabine. Ao todo, serão 150 Nevera produzidos.

    De especial, o Nevera de Mate Rimac tem uma carroceria de fibra de carbono pintada em vermelho, com alguns detalhes em preto nas rodas dianteiras, capô e nas soleiras das portas. Já do lado de dentro, o lado do motorista tem a cor preta, enquanto o direito é vermelho.

    Como era de se esperar, o “carro do chefe” também é repleto de luxo: todo o acabamento é feito em alcântara e couro Nappa. Já as peças móveis, como botões, maçanetas e pedais, são todas feitas em metal.

    Outro detalhe especial é que Mate e sua mulher têm seus lugares marcados nos dois assentos do Nevera. O banco do motorista tem bordado “M8” — pronuncia-se “Mate”, em inglês — enquanto o do carona tem “K8” — ou “Kate”, um apelido comum para Katarina, nome da mulher do CEO.

    O último detalhe bordado no interior é um rosto feminino que representa a Solinjanka, uma famosa escultura encontrada no Museu Arqueológico de Zagreb, capital da Croácia.

    Rimac Nevera de Mate Rimac
    Bordado com a imagem da escultura de Solinjanka é um dos detalhes da customização / Divulgação/Rimac

    Processo de cocriação

    Tantos detalhes assim, logicamente, deram um grande trabalho para a equipe de customização da Rimac, e Mate assume que não foi dos clientes mais fáceis de agradar.

    “É uma experiência meio maluca ser cliente da sua própria empresa, e provavelmente também não fui o cliente mais fácil”, disse Rimac.

    “Assim como acontece com todos os nossos clientes, houve um processo de cocriação, compartilhando ideias, evoluindo-as e finalmente aperfeiçoando até ter um Nevera que se destaque e fale com você pessoalmente. O resultado não só parece ótimo, mas conta uma história importante para mim.”

    Apesar da customização, mecanicamente o Nevera de Mate é igual a qualquer outro — o que não é pouca coisa.

    O esportivo elétrico tem quatro motores que entregam 1.914 cv e 240,8 kgfm. Eles são alimentados por uma bateria de 120 kWh e que pesa 700 kg, cerca de um terço do peso do carro, e que garante energia por até 500 km, segundo a Rimac.

    Com esse conjunto, obviamente o Nevera é absurdamente rápido. O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos, e de 0 a 300 km/h em 9,7 segundos. A velocidade máxima é de 420 km/h, ou seja, mais rápido do que os bólidos da Fórmula 1.