Ele vai voltar! Volkswagen confirma novo Golf GTI para o Brasil
Hot hatch tem 265 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos
Um dos modelos mais icônicos dos hot hatches está de volta para o Brasil. A Volkswagen confirmou nesta terça-feira (8) o retorno do Golf GTI, em sua última atualização, para o país. Trata-se de um retorno já com a nova geração, uma vez que o modelo foi vendido por aqui até 2020. E, agora, o Golf tem uma nova proposta.
A informação foi dada pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom. “É a pergunta que mais recebo nas redes sociais e [de] jornalistas, e estou aqui para confirmar: o Golf GTI será vendido aqui em 2025”, declarou o executivo em vídeo ao lado de uma unidade da geração MK 8,5.
A notícia é boa para os fãs de hot hatches, modelos médios com motor de alta performance, e já era um pouco esperada. Isso porque o Golf GTI foi apresentado durante o Rock in Rio, que contou com patrocínio da marca alemã.
A geração 7 do veículos foi vendida no Brasil a partir de 2014, primeiro importada da Alemanha e posteriormente do México. Em 2015, o carro passou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR).
No entanto, o país passou por crise e o segmento dos hatches médios começou a perder espaço. Ele deixou de ser fabricado em 2019 e saiu de linha no Brasil no ano seguinte.
Por tudo isso, neste retorno, agora, o Golf GTI será um carro de nicho, certamente com valor elevado, para rivalizar com Toyota GR Corolla e o Honda Civic TypeR.
Dsempenho do Golf GTI
O novo Golf GTI 2025 tem o 2.0 turbo EA888, já conhecido desde a sétima geração do GTI.
No entanto, nesse hiato no país, ele passou por importantes atualizações. Agora tem 265 cv de potência e 370 Nm de torque, um avanço em relação aos 230 cv e 350 da última vez que foi vendido.
A transmissão será automática de dupla embreagem com sete marchas (DSG).
O novo Golf GTI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.
Design e dimensões
O design do Golf GTI 2025 ficou mais refinado e agressivo na última atualização (MK 8,5). O entre-eixos permanece em 2,63 metros, mas o visual atualizado, com linhas mais suaves e um capô em formato de cunha, dá ao veículo uma impressão de ser maior.
Além disso, o porta-malas cresceu de 338 para 374 litros.
O carro conta com sistema de iluminação ID.Light, presente em recentes lançamentos da marca. O Golf GTI também pode vir equipado com logotipo da Volkswagen iluminado na dianteira.
Na parte de dentro, há cluster digital e tela sensível ao toque de 12,9 polegadas e teclas convencionais retroiluminadas.
Além disso, o assistente de voz baseado em inteligência artificial, integrado ao ChatGPT, promete tornar a experiência de condução ainda mais interativa e conveniente.
- 1 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
- 2 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
- 3 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
-
- 4 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
- 5 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
- 6 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação
-
- 7 de 7
Volkswagen Golf GTI Clubsport é a versão mais extrema da linha • Divulgação