Fenabrave prevê crescimento de 4,6% das vendas de veículos em 2022

Se confirmado o prognóstico, o setor chegará ao fim de dezembro acumulando 2,22 milhões de emplacamentos

Eduardo Laguna, do Estadão Conteúdo
Trabalhadores em linha de montagem de fábrica de automóveis em São Bernardo do Campo (SP). 13/08/2013. REUTERS/Nacho Doce  • Foto: Nacho Doce / Reuters
Compartilhar matéria

Depois do resultado modesto do ano passado - alta de 3% -, o setor responsável pela comercialização de veículos espera por um ritmo de crescimento não muito diferente em 2022. Divulgadas nesta quinta-feira (6), as previsões iniciais da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, apontam a um crescimento de 4,6% das vendas de veículos neste ano.

Se confirmado o prognóstico, o setor chegará ao fim de dezembro acumulando 2,22 milhões de emplacamentos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O resultado não é o suficiente, no entanto, para o mercado voltar ao nível de antes da pandemia, já que em 2019 as vendas somaram 2,79 milhões de unidades.

Por segmento, a Fenabrave prevê avanço de 4,4% das vendas de automóveis e utilitários leves, como picapes e vans, enquanto a previsão ao mercado de caminhões é de crescimento maior: 7,3%.

Já em relação às vendas de ônibus, a tendência apontada pela entidade é de crescimento de 8%.