Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiat estreia sistema autônomo nível 2 com novas versões do 500e nos EUA

    Inspiradas na beleza e cultura italiana, modelos são os primeiros a ter nova tecnologia de apoio à condução na América do Norte

    Interior do Fiat 500e Inspired By Music
    Interior do Fiat 500e Inspired By Music Divulgação/Fiat

    João Vitorcolaboração para a CNN

    Os americanos acabam de ganhar duas novas edições especiais do compacto elétrico Fiat 500e, que, segundo a fabricante, são inspirados em dois traços culturais muito típicos da Itália: a beleza e a música.

    As duas novas versões serão as responsáveis por estrear o sistema de condução autônoma de nível 2 da Fiat na América do Norte. A tecnologia combina controle de cruzeiro adaptativo e Lane Keep Assist para auxiliar o motorista em estradas selecionadas. A montadora também afirma que o 500e é o único carro do seu segmento com um sistema deste nível nos Estados Unidos.

    Fiat 500e Inspired by Beuty
    Fiat 500e Inspired By Beauty / Divulgação/Fiat

    A primeira e mais simples versão é a 500E Inspired by Beauty. O maior destaque é a pintura exclusiva em ouro rosa. Para adicionar ainda mais estilo, as molduras dos faróis diurnos foram cromadas, enquanto os retrovisores ganharam uma capa pintada na cor do veículo.

    Fiat 500e Inspired by Beuty
    Fiat 500e Inspired by Beauty / Divulgação/Fiat

    Por dentro, a Fiat usou tons de bege claro nos bancos de couro sintético. O painel é revestido com o mesmo material, enquanto o volante recebe um tratamento para ficar com o toque mais macio.

    Já a versão Inspired by Music não ousa tanto nas cores. Como quem vai para uma ópera, a variante veste um elegante e básico terno preto, já que o maior trunfo do carro está no interior. Para agradar os amantes da música, a Fiat se uniu ao tenor italiano Andrea Bocelli, e a JBL para criar um exclusivo sistema de som com sete alto-falantes e um subwoofer.

    Fiat 500e Inspired by Music
    Versão musical tem modos exclusivos de som para dar experiências diferentes aos passageiros / Divulgação/Fiat

    O sistema tem quatro modos diferentes, que alteram a experiência dos passageiros. O modo “My Music Room” tenta trazer algo mais intimista, fazendo com que os passageiros se sintam como se o artista estivesse tocando bem na sua frente. Já o modo “My Music Studio” tenta reproduzir a experiência de estar dentro de um estúdio de gravações.

    Há ainda os modos “Giuseppe Verdi Opera House, Pisa” e “Open-Air Arena“, que transportam os ouvintes para dois ambientes diferentes. O primeiro, como o nome sugere, leva os passageiros para dentro do famoso teatro italiano. Enquanto o outro tenta simular o som de arenas e estádios que recebem grandes shows musicais.

    Fiat 500e Inspired by Music
    Fiat 500e Inspired By Music / Divulgação/Fiat

    De resto, tudo no 500e se mantém igual ao que temos no modelo vendido por aqui. Isso significa que ele mantém a motorização de 119 cv e 22,33 kgfm, que faz o compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A bateria tem 42 kWh garante até 240 km de autonomia e pode ser carregada de 0% a 80% em aproximadamente 15 minutos, usando carregadores rápidos DC de 85 kW.

    Fiat 500e Inspired by Music
    Interior do Fiat 500e Inspired By Music / Divulgação/Fiat

    As novas versões do 500e chegam aos EUA na segunda metade deste ano, cada uma custando US$ 36 mil, aproximadamente R$ 179.000.

    No Brasil, desde que foi lançado em 2021, o compacto segue sem receber novidades e sendo vendido em versão única. Uma variante desenvolvida pela Abarth, divisão esportiva da Fiat, estava prometida para o final de 2023, e foi adiada para este ano, mas ainda não há uma data certa para o lançamento.

    Fiat 500e Inspired by Music
    Interior do Fiat 500e Inspired By Music / Divulgação/Fiat