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    Fiat Uno é melhor que Jeep Renegade em alagamentos?

    Vídeo em que carro do primeiro modelo e com mais de 30 anos supera o segundo viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (12)

    Rodrigo Barroscolaboração para a CNN

    Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra um momento inusitado. Um Fiat Uno S modelo 1993 — com mais de 30 anos de uso — passa em uma rua alagada enquanto um Jeep Renegade de 2020 fica preso na água. Mas isso significa que o carro mais velho é melhor para enfrentar essa situação adversa? 

    Pelas imagens, o condutor do Fiat Uno passa pelo local onde o motorista do Jeep não conseguiu transpor o alagamento. “O ‘Uninho’ está vendo que tem um [carro] parado e está vindo [assim mesmo]… Olha, olha”, anuncia a pessoa que filmou a situação. 

    “Gente, mentira. Mentira!”, narra novamente a pessoa, incrédula após o carro Fiat Uno conseguir passar.

    Mas o sucesso da empreitada do Fiat Uno não pode ser creditado exclusivamente ao modelo. Em casos de enchentes, a experiência do motorista conta muito.

    O ideal, primeiramente, é não colocar o carro em trechos alagados. Porém, a situação nem sempre é adequada. E, caso necessário fazer a travessia alagada, a altura máxima de água não deve passar da metade da roda.

    Para os carros com câmbio manual, deve-se engatar a primeira marcha (mais força) e ultrapassar o trecho em velocidade constante, sem parar. Para os carros automáticos a lógica é a mesma: colocar a alavanca na posição manual e seguir numa constante.

    Fiat Uno S passa em alagamento
    Fiat Uno S passa em alagamento • Twitter/Reprodução

    Segundo o técnico em Automobilística Anderson Cesar Lira, uma das dicas é sempre observar a altura da água para não precisar trocar de marcha. “Isso pode fazer entrar água entre o platô e disco e queimar o elemento de contato da embreagem”, explica.

    Outra dica do especialista é desligar o sistema de climatização do carro no momento da travessia, para não entrar água na embreagem eletromagnética do compressor do ar-condicionado.

    Ainda segundo Lira, se a água for aspirada, ela vai para dentro do motor e isso pode gerar calço hidráulico e o motor para na hora. O resultado é um baita prejuízo. 

    Luz do motor acende, mas carro anda normal: o que fazer?

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