Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Honda prevê 7 novos carros elétricos até 2030; saiba o que esperar

    Investimento será focado na eletrificação da marca e na criação da nova família de carros futuristas batizada de 0 Series

    Honda Saloon é o conceito que servirá como base para os 0 Serie
    Honda Saloon é o conceito que servirá como base para os 0 Serie Divulgação/Honda

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Honda anunciou um investimento de 10 trilhões de ienes, cerca de R$ 332 bilhões, para eletrificar totalmente a sua linha até 2030. Os planos incluem a criação de uma nova família de carros elétricos batizada de 0 Series, com a previsão de lançamento de sete novos modelos neste período.

    A montadora japonesa afirma que a nova família de veículos representa uma nova abordagem para os carros elétricos, que mudará toda a filosofia por trás deles, desde a sua construção até o design.

    Os modelos terão uma nova identidade visual e serão feitos a partir de uma nova filosofia de trabalho que, em tradução livre, os japoneses estão chamando de “Fina, Leve e Sábia“. A criação da nova linha é algo semelhante ao que a BMW fez ao anunciar a Neue Klasse.

    A palavra “fina” reflete tanto o desenho dos novos carros como a estrutura deles. Começando pelo mais simples, o design dos modelos será baseado no conceito Honda Saloon, revelado no início do ano, com linhas retas e formas mais geométricas, assim como se viu na picape americana Tesla Cybertruck.

    Por mais que carros conceito passem por mudanças até chegar à linha de produção, a montadora afirma que 95% do visual do protótipo será mantido, apenas as portas no estilo asa de gaivota serão excluídas.

    Em 2026, o Saloon dará origem ao carro-chefe da 0 Series, um sedã de quatro portas e de médio porte, provavelmente. Junto dele, no mesmo ano, virão outros dois modelos, ambos SUVs, sendo um de entrada e outro, médio.

    Posteriormente, em 2027, a Honda lançará outro SUV, desta vez de grande porte e com três fileiras. Entre 2028 e 2030, a montadora prevê um lançamento por ano, incluindo um SUV compacto, um SUV médio e um sedã compacto, respectivamente.

    Honda 0 Serie
    Calendário da Honda prevê o lançamento de sete modelos 0 Serie até 2030 / Divulgação/Honda

    Todos modelos devem seguir o perfil mais baixo e as formas retilíneas do design.

    Outro detalhe é que os veículos da 0 Series serão feitos sobre uma nova plataforma compacta, recentemente desenvolvida pela Honda, e serão equipados com uma nova bateria, que a montadora descreve como “ultrafina e de primeira qualidade”.

    A bateria mais fina e a plataforma compacta são pontos essenciais para alcançar a “leveza” da filosofia anunciada para a linha 0 Series. Os modelos incluem também motores igualmente finos e leves, com tecnologia importada da Fórmula 1.

    Com os novos projetos, a Honda planeja reduzir o peso dos carros elétricos em até 100 kg na comparação com a média atual. E o reflexo disso deve aparecer na autonomia: a montadora promete chegar a pelo menos 480 km em todos os modelos 0 Series.

    Já a palavra “sábia” na nova filosofia da montadora diz respeito à tecnologia da família 0 Series. A ideia é fazer com que várias ECUs (o computador que recebe e gerencia os dados recebidos pelos sensores do carro) sejam integradas em um único sistema. Além disso, os modelos terão integração com inteligência artificial, que será parte central do novo sistema operacional adotado pela linha.

    Por fim, a Honda promete um sistema de nível 3 de condução autônoma — ou seja, o motorista poderá tirar as mãos do volante em determinadas situações. Para dar conta dessa nova tecnologia, a montadora diz que usará semicondutores e chips de última geração.