Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hyundai Inster será o novo elétrico barato da montadora na Europa

    Compacto tem visual diferente e terá que enfrentar concorrência do Kwid elétrico europeu, do Citröen C3 elétrico e de modelos chineses

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Hyundai revelou detalhes do novo modelo Inster, um elétrico urbano da montadora coreana para o mercado europeu que promete ser o carro mais barato da empresa na região, com um preço de até 20 mil euros (cerca de R$ 116 mil, em conversão direta).

    A fabricante tem se concentrado na produção de carros mais compactos e simples para atrair um público mais jovem e diverso, principalmente na Europa. Em 2023, Michael Cole, chefe da Hyundai no continente, disse que existem planos de uma nova geração para os hatches i10, i20 e i30, além de novos veículos em segmentos abaixo do Kona, um SUV compacto de 4,10 m de comprimento.

    É desta filosofia que surgiu o Hyundai Inster, ainda sem data para estrear na Europa. Apesar das medidas do modelo não terem sido divulgadas, a expectativa é que o novo carro seja baseado no Casper, um compacto a combustão exclusivo da Coreia do Sul com 4 metros de comprimento, que a montadora prefere chamar de SUV.

    Ainda não é possível saber se a Hyundai vai posicionar o novo elétrico como um SUV ou como um hatch, mas é certo que o modelo terá que enfrentar a concorrência dos elétricos japoneses e do Dacia Spring, a versão europeia do Renault Kwid — que, por sua vez, é o “SUV dos compactos” de acordo com a fabricante.

    Apesar da concorrência, pelo menos na autonomia, o Inster promete números maiores. A Hyundai afirma que o modelo terá 354 km de autonomia, contra 222 km do Spring. A montadora não divulgou informações sobre potência, mas é provável que supere o rival da Dacia, que tem opções de apenas 44 cv e 64 cv.

    O que pode pesar para o Inster é o design um tanto incomum. O modelo tem uma carroceria cúbica, que se assemelha a do Citröen C3 elétrico — outro possível rival — e a do próprio Spring.

    O Casper tem uma grade dianteira fora dos padrões, composta por uma peça cinza com furos e que abriga os dois faróis circulares nas extremidades. Dependendo da versão, há ainda duas entradas de ar, também redondas. O conjunto lembra um pouco um aparelho de som antigo e destoa dos DLRs finos e modernos, localizados mais acima.

    Hyundai Casper
    Hyundai Casper é a inspiração para o novo elétrico Inster que será vendido na europa / Divulgação/Hyundai

    Pelas imagens divulgadas, que tentam passar um pouco de mistério sobre o visual do Inster, é possível ver que o elétrico herda as principais características do ‘irmão’ a combustão. Mas os faróis redondos tem uma assinatura própria em LED, assim como a lanterna traseira, que continuará sendo uma grande barra luminosa que atravessa o porta-malas.