Jeep Avenger quebra parede de vidro no Salão do Automóvel

Marca recria entrada triunfal de 1992 para apresentar Avenger no Brasil. Novo B-SUV será feito no Brasil e promete incomodar concorrência

Thiago Ventura, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo (SP)
Jeep Avenger 2026 quebra vidro ao entrar no Salão do Automóvel
Jeep Avenger 2026 quebra vidro ao entrar no Salão do Automóvel  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Jeep apresenta neste Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025 o novo Avenger 2026. Para a estreia do modelo, a montadora americana preparou a cena que será a mais emblemática desta edição: o carro simplesmente quebrou uma parede de vidro ao ser revelado no Anhembi. Além da entrada inusitada, a Jeep prepara outras novidades para o evento.

O Jeep Avenger 2026 rompeu uma barreira de vidro ao acessar o palco e ser exibido à imprensa. O movimento, contudo, não foi um erro de manobra ou acidente ocasional: trata-se de um grande simbolismo dentro da história da Jeep.

Em 1992, durante a revelação do Jeep Grand Cherokee no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos, o modelo fez um entrada triunfal ao subir as escadas do Cobo Hall e quebrar o vidro do centro de convenções. Para a chegada do Avenger, a Jeep do Brasil resolveu recriar a cena. A ação é uma forma sinalizar a intenção com o modelo, posicionado abaixo do Renegade e que promete alavancar as vendas da marca no aquecido segmento dos B-SUV. Resta saber se ele também vai quebra a concorrência!

Avenger 2026

Com dimensões de 4,08 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,53 m de altura e entre-eixos de 2,55 m, o Avenger 2026 ocupa o segmento abaixo do Renegade. O porta-malas de 380 litros coloca o modelo dentro da média do segmento B-SUV. Apesar do foco principal em uso urbano, o veículo mantém alguns atributos associados à marca, como 20,1 cm de vão livre e ângulos de ataque e saída de 20° e 32°, respectivamente.

Por aqui vai adotar motor 1.0 turbo flex com um propulsor elétrico auxiliar, alcançando cerca de 130 cv. O conjunto é classificado como híbrido leve, mas oferece suporte elétrico para reduzir consumo e emissões. Produzido em Porto Real (RJ), o carro vai contar com  alíquota reduzida de IPVA para híbridos produzidos no estado — uma vantagem que pode influenciar diretamente o posicionamento comercial.

Embora o Brasil adote apenas o conjunto híbrido leve, o Avenger segue com oferta variada em outros mercados. Na Europa, o modelo elétrico entrega 156 cv e autonomia acima de 400 km no ciclo WLTP. Já a configuração com motor 1.2 turbo oferece 100 cv, enquanto a versão híbrida 4xe combina motor térmico e elétrico para gerar 134 cv.

Jeep Recon e novo Jeep Cherokee

Além do Avenger 2026, a marca americana exibe outros modelos interessantes no Salão do Automóvel. Apresentado nesta semana nos Estados Unidos, o novo Jeep Recon Moab está presente no Brasil. O carro é elétrico e possui motor de 650 cv, 84,5 kgfm de torque instantâneo e autonomia estimada de até 400 km no modo 100% elétrico. O Recon acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, além de ser o único veículo totalmente elétrico com selo Trail Rated.

Além dele, outro carro no stand da Jeep é a nova geração do Cherokee, também recém lançado nos EUA. O carro está na versão Overland e ficou bem maior em comprimento, altura e largura em relação ao anterior. O detalhe mecânico interessante é que ele tem motor 1.6 turbo e outro elétrico. São 212 cv e 320 Nm de torque com autonomia combinada superior a 800 km.

Tanto o Recon quanto o novo Cherokee não estão confirmados para venda no Brasil.Todavia, ao apresentá-los no Salão, a Jeep pretende testar a reação do público para eventual lançamento.

Tópicos