Kia EV5: novo SUV elétrico que roda 400 km com carga única chega ao Brasil
Veículo tem 217 cv e custará R$ 400 mil no mercado nacional
- 1 de 7
Interior do Kia EV5 • Divulgação
- 2 de 7
Detalhe interior do Kia EV5 • Divulgação
- 3 de 7
Desgin traseiro externo • Divulgação
-
- 4 de 7
Kia EV5 tem 402 km de alcance • Divulgação
- 5 de 7
Kia EV5 é 100% elétrico • Divulgação
- 6 de 7
Por dentro da cabine, o visual é moderno • Divulgação
-
- 7 de 7
Bancos traseiros do Kia EV5
A Kia lançou um novo modelo 100% elétrico no Brasil. Aguardado há algum tempo, o Kia EV5 é um SUV médio que chega com visual moderno e boa autonomia elétrica, rodando mais de 400 km com uma única carga.
O veículo tem 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Com isso, vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Com bateria de fosfato de ferro e lítio, o EV5 consegue rodar 402 km no ciclo de avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Em carregamento rápido, em estação de 360 kW, a bateria pode chegar aos 80% com 27 minutos. Em uma estação mais “comum”, de 50 kW, é preciso de 83 minutos de espera.
Com tração 4×2, o modelo conta com suspensão dianteira do tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás. O conjunto de suspensão traseira é do tipo multilink.
Ainda sobre o conjunto mecânico, o EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.
No tamanho, o Kia EV5 tem 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.715 mm de altura e entre-eixos de 2.750 mm. A critério comparativo, as dimensões são próximas a de um GWM Haval H6.
A capacidade de carga do porta-malas do EV5 é de 513 litros (VDA). Com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros. Um compartimento dianteiro de 67 litros é oferecido no Kia EV5 como um espaço adicional para porta-objetos sob o capô, que possui abertura por botão interno com assistência por amortecedores.
O visual do EV5 é minimalista. As linhas finas com luz diurna em LED dão aspecto moderno e futurista e são inspirados no EV9. As opções de pintura externa do EV5 incluem um total de oito cores:
- branco neve;
- prata marfim;
- prata marfim opaco;
- azul gelo;
- azul maré;
- preto noite estelar;
- cinza mineral; e
- verde iceberg.
Cabine
Por dentro, o visual moderno do Kia EV5 tem continuidade. Com bom espaço interno, a montadora afirma que o carro tem um conceito de lounge doméstico.
O display panorâmico tem telas integradas com duas telas de 12,3”, com comandos sensíveis ao toque e espelhamento sem fio.
O posicionamento da alavanca de câmbio na coluna do volante aumenta o espaço interno e melhora a comodidade ao dirigir.
O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters. Sobre as tecnologias, o EV5 tem partida remota por meio da chave inteligente, carregador de celular por indução e várias outras comodidades. Uma delas é sobre o nível de regeneração da bateria, que pode ser ajustada por meio das borboletas atrás do volante.
Segurança
O Kia EV5 tem vários alertas, como fadiga, alerta de saída de faixa de rodagem, alerta com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas.
Além disso, ainda dispõe de câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento e de visão 360°, monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos, piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Versão única
No Brasil, o Kia EV5 chega na versão única Land, com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, e de oito anos ou 160.000 km para a bateria de alta voltagem.
O preço de lançamento do EV5 é de R$ 399.990, cujo pacote inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas.