Mirando veículos elétricos, fabricante chinesa prevê US$ 1,8 bi para o Brasil

Great Wall Motor, líder na fabricação de picapes na China, planeja lançar 10 novos produtos eletrificados dentro de três anos em território brasileiro

Por Brenda Goh, da Reuters
Venda de carros elétricos no Brasil cresce 60% em 2020 (28.nov.2020)
Dos dez eletrificados, 4 serão totalmente elétricos e 6 híbridos  • Foto: Reprodução/CNN
Compartilhar matéria

A chinesa Great Wall Motors disse na sexta-feira (28) que investirá 11,5 bilhões de iuans (US$ 1,81 bilhão) na próxima década para produzir veículos elétricos no Brasil, onde assumiu uma fábrica da Mercedes-Benz no interior de São Paulo.

A Great Wall é a maior fabricante de picapes da China e planeja lançar 10 novos produtos eletrificados dentro de três anos no Brasil, quatro dos quais serão veículos totalmente elétricos e seis híbridos. A montadora acrescentou que lançará o primeiro produto no quarto trimestre deste ano.

Os veículos serão produzidos na cidade de Iracemápolis (SP), assumida oficialmente pela montadora chinesa na quinta-feira.

A Great Wall disse que a fábrica vai entrar em operação no segundo semestre do próximo ano e que espera produzir 100 mil veículos por ano.

A Daimler vendeu a fábrica em Iracemápolis para a Great Wall por uma quantia não revelada em agosto passado, em um acordo que marcou a chegada da montadora chinesa ao Brasil.