Motor turbinado é dor de cabeça? Saiba como preservá-lo

Atualmente, muitos modelos já contam com esse tipo de motorização

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN
Motor T200 do grupo Stellantis
Motor T200 do grupo Stellantis  • Stellantis/Divulgação
Compartilhar matéria

Os carros turbinados estão se tornando mais populares e hoje são grandes parceiros das montadoras. Essa história, no entanto, começou há vários anos, com o Fiat Uno Turbo - primeiro modelo turbinado de fábrica. 

Atualmente, muitos modelos já contam com esse tipo de motorização. Carros da Renault, Peugeot, Citroën, Fiat, Volkswagen e diversas outras montadoras são exemplos. Mas será que esse tipo de motor é confiável? 

Segundo a Horse, empresa que fabrica propulsores para modelos como Kardian, Duster e Captur, os motores turbinados são projetados para oferecer durabilidade. 

“Motores com injeção direta de combustível e turboalimentação são mais eficientes e consomem menos combustível”, destaca o gerente de P&D da Horse, Fabio Silva.

No passado, os motores turbinados não eram bem vistos e as pessoas tinham receio. Hoje, contudo, isso mudou. Os propulsores com a turbina são mais eficientes e econômicos.

Prova disso, são carros com motor 1.0 que contam com mais de 120 cv de potência.

Desde o Fiat Uno Turbo, em 1994, muita coisa mudou nessa fabricação, com avanços significativos e ganhos graduais de eficiência. 

“Na Horse, fizemos adaptações em nossos motores turbo que incluem cabeçotes com formato Delta, que concentram massa e volume; controles eletrônicos de wastegate para garantir a pressão máxima do turbo; e o uso de revestimento tipo Diamond-Like Carbon (DLC) nas peças móveis do cabeçote e nos anéis de audição, a fim de reduzir o atrito”, detalha Silva.

Motor 1.0 turbo do Renault Kardian gera até 125 cv de potência • Renault/Divulgação
Motor 1.0 turbo do Renault Kardian gera até 125 cv de potência • Renault/Divulgação

Para o especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro, em geral, eles são motores confiáveis. Por outro lado, ele alerta que nem todos os turbinados são assim. 

“Os projetos que oferecem bem mais confiabilidade são os que saem de fábrica, já os veículos modificados têm bem mais riscos”, orienta o especialista.

Como preservar?

  • Troca de óleo dentro da periodicidade certa com óleo especificado pela fabricante;
  • Manter filtro de ar do motor limpo e sem danos;
  • Não remover ligações do funcionamento do turbo (para provocar barulho característico);
  • Evitar o uso do motor em alta carga e baixa rotação;
  • Não desligar o motor quando está em alta rotação.