Musk aposta em direção autônoma neste ano e robôs em 2023
Atualmente, 60 mil motoristas de carros da Tesla estão testando a versão mais recente do software de direção autônoma da companhia
Os produtos mais importantes da Tesla neste ano e no próximo não serão carros, disse o presidente-executivo, Elon Musk, mas softwares que os conduzem de forma autônoma e um robô humanóide que a empresa espera ajudar em suas fábricas.
“Eu ficaria chocado se não alcançarmos a direção autônoma total mais segura do que a humana este ano. Eu ficaria chocado”, disse Musk, prevendo que a direção completamente autônoma se tornará “a fonte mais importante de lucratividade para a Tesla”.
“É muito bom do ponto de vista financeiro”, disse ele, dizendo que a aplicação de robotáxi aumenta a utilidade de um veículo em cinco vezes.
A Tesla usa câmeras e inteligência artificial, evitando outras tecnologias como radar e lidar que rivais como Waymo estão utilizando.
“Você precisa não apenas ver uma pessoa, você precisa fazê-lo com 99,999999999% de confiabilidade. Mesmo atropelar alguém uma vez não é uma resposta aceitável”, disse Austin Russell, presidente-executivo da fabricante de sistemas lidar Luminar.
Alguns proprietários de carros Tesla compraram pacotes de 12 mil dólares com recursos de direção autônoma na expectativa de que a tecnologia que consegue dispensar totalmente um motorista esteja próxima de ser finalizada.
Atualmente, 60 mil motoristas de carros da Tesla estão testando a versão mais recente do software de direção autônoma da companhia, uma escala que outras companhias de software para direção sem motorista apenas sonham em ter.
Philip Koopman, professor da Universidade Carnegie Mellon que trabalha na segurança de veículos autônomos, disse que um grande problema é que, em escala, casos incomuns podem surgir constantemente.
“Sem um motorista humano para lidar com a segurança em novas situações, o aprendizado de máquina ainda não foi ensinado, é muito difícil garantir a segurança em um veículo totalmente automatizado”, disse ele.
Mesmo que a tecnologia funcione, a Tesla passará por uma fiscalização mais rigorosa dos reguladores antes de implantar frotas de robotáxis.
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2 de abril de 2019 foi primeira vez que Elon Musk fala sobre a Dogecoin em seu twitter: "Acho que a Doge é minha criptomoeda favorita. Ela é bem legal" • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Em 17 de julho de 2020, Musk publicou um meme que inferia que a criptomoeda se tornaria um padrão no sistema financeiro global, com a legenda: "É inevitável" • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Em 20 de dezembro de 2020, o bilionário escreveu "uma palavra: Doge". Como consequência, o ativo valorizou quase 20%, e foi parar nos trending topics do Twitter. O CEO da Tesla foi além, adicionando "Ex-CEO da Dogecoin" à sua bio • Reprodução/Twitter @elonmusk
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A mudança na descrição do perfil do Twitter de Elon Musk para “#bitcoin” em 29 de janeiro de 2021, seguido do tuíte que dizia "Em retrospecto, era inevitável", fez com que o preço do bitcoin saltasse 6,31% em trinta minutos. 7h após a alteração, o preço subiu quase 20% • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Em 4 de fevereiro de 2021, a Dogecoin volta a subir mais de 60% após o CEO tuitar: "A Doge é a criptomoeda do povo" • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Após o anúncio que a Tesla passaria a aceitar bitcoin como pagamento para seus veículos elétricos, em 24 de março de 2021, o preço do ativo, que estava caindo, ultrapassou os US$ 56 mil no exterior, valorizando 11% de um dia para o outro. A decisão foi tomada 1 mês depois de a montadora anunciar que havia comprado US$ 1,5 bilhão em bitcoin • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Em 11 de maio de 2021, o preço da Doge saltou de US$ 0,46 para US$ 0,54 após Musk questionar se a Tesla deveria começar a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento. Quase 80% dos votos era positivo • Reprodução/Twitter @elonmusk
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Por fim, uma das mais conhecidas movimentações geradas pelo bilionário ocorreu em 12 de maio desse ano. Musk dizia que iria suspender as vendas de carros da Tesla utilizando bitcoin, por conta dos impactos ambientais gerados pela mineração de moedas digitais. 24h após o anúncio, a criptomoeda derreteu 13%, e caiu 35% no acumulado do mês • Reprodução/Twitter @elonmusk
Os reguladores de segurança automotiva dos Estados Unidos abriram uma investigação sobre o sistema avançado de assistência ao motorista da Tesla após acidentes envolvendo os carros da marca e veículos de emergência estacionados.
Musk também disse que os engenheiros estão trabalhando para lançar um robô humanóide no próximo ano, chamado Optimus, que poderá transportar itens em uma fábrica no curto prazo.
“Em tarefas repetitivas e perigosas, usar um robô humanóide é exatamente a estratégia errada”, disse Raj Rajkumar, professor de engenharia elétrica e de computação da Universidade Carnegie Mellon.
Musk, porém, afirmou que o robô poderá ser mais importante que os carros. “Tem potencial para ser mais significativo que o negócio de veículos ao longo do tempo”, disse o executivo.